Vendas

Como fazer seus vendedores terem orgulho de onde trabalham

17/06/2015 • por meuSucesso .com

Como conseguir engajar os vendedores, de fato?

Muito se fala sobre a importância de ter uma equipe que veste a camisa da empresa e a defende com unhas e dentes. Colaboradores envolvidos de fato, que se sentem parte da organização e têm orgulho do trabalho que fazem são indispensáveis. E quando nos referimos especificamente à área de vendas, então, isso é ainda mais importante. Vendedores são pontes diretas entre o cliente e a empresa. Quando se colocam, na verdade, são a própria organização em si. Falam em nome dela e precisam estar inteiramente absorvidos por sua missão, visão e valores.

Como conseguir engajar os vendedores, de fato? Como fazer com que eles tenham orgulho da empresas que representam? A resposta simples é: dando bons motivos. A mais complexa são os tópicos que elencamos abaixo:

Faça seu dever de casa

Antes de pensar em como conquistar o coração dos seus vendedores, faça com que sua empresa cumpra com a própria tarefa de casa. Ter uma postura ética com clientes, fornecedores e concorrentes, por exemplo, é fundamental. 

Preocupe-se com sua equipe

Certifique-se de que sua organização tem compromisso com o bem estar de sua equipe, dentro e fora do ambiente de trabalho. Na medida do possível, implemente ações de incentivo que envolvam melhorias na qualidade de vida do colaborador e de sua família. Isso tem um potencial enorme para engajá-los em sua causa.

Seja grande

Crescer e conquistar mercado também é motivo de orgulho para qualquer vendedor. Envolva-os nos esforços, compartilhe com eles os louros e comemorem juntos os resultados.

Motive

Desenvolva ações que motivem seus colaboradores. Não entenda, entretanto, que isso significa simplesmente colocar um palestrante sem experiência para fazer dinâmicas chatas e pedir que as pessoas se abracem. Desenvolva estratégias eficientes (e boas palestras, ministradas por quem realmente entende do que fala, não estão excluídas dessa dica), aplique-as, avalie, ajuste quando necessário e mensure os resultados.

Premie

Empresas que reconhecem os esforços de seus colaboradores e premiam - não necessariamente com dinheiro, mas com benefícios, vantagens, promoções etc. - têm sempre maiores índices de engajamento. 

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários