Vendas

Como vender mais? 5 dicas para você aplicar na sua empresa

23/04/2014 • por meuSucesso .com

Ter uma equipe bem preparada é o ponto chave

Nos últimos anos, as sociedades vêm passando por transformações muito rápidas. Como partes essenciais desses contextos, os mercados também têm se reinventado de uma maneira bastante dinâmica. Por isso, traçar e colocar em prática estratégias de vendas que de fato deem resultados é um desafio constante. Ter uma equipe bem preparada é o ponto chave. Mas isso não é tão simples quanto parece e envolve uma série de fatores, como recrutamentos criteriosos, treinamentos eficazes e, fundamentalmente, uma gestão competente. É este último ponto que vai fazer a grande diferença.

Para auxiliar você, empreendedor, a alavancar suas vendas e fazer sua empresa crescer ainda mais, reunimos cinco dicas de especialistas na área. Confira abaixo:

Conquiste mercado

A dica aqui é ampliar seus horizontes, ir mais longe. Para isso, você precisa escolher um caminho e montar seu plano para a caminhada. A ampliação de sua participação no mercado pode se dar de diferentes formas, como explica o especialista Raúl Candeloro, diretor do Instituto VendaMais. "Defina um ou mais tipos de segmentação. Geográfica: trabalhar, por exemplo, novos bairros, cidades ou novos canais, como internet, mala-direta, catálogo e call-center. Demográfica: trabalhar alguma característica do público, como gênero, idade, renda, grau de instrução etc. Por comportamento de consumo: colocar seus principais esforços em uma determinada faixa da sua própria base de clientes com necessidades especiais, por exemplo", explica.

Fidelize a equipe antes de querer fidelizar os clientes

"Mantendo acesa a chama da paixão, talvez a grama do vizinho não passe a ser tão atraente. E lembre-se sempre: a empresa também tem que manter essa chama acesa com sua equipe – é um processo de retroalimentação. Assim, essa equipe motivada tem um olhar diferenciado para seu cliente e o sucesso é garantido", afirma a consultora Van Marchetti.

Seja a solução

Identifique os problemas do seu público e mostre como resolver. "A dica é detectar a dor do potencial cliente e apresentar a cura. Esse é o pitch, o ‘gancho’ que o fará se interessar por você e pelo que você faz", afirma Silvio Tanabe, especialista em marketing digital.

Ouça seu cliente

Essa é uma das maneiras de conseguir colocar em prática o ponto anterior. Mas serve para ir ainda mais longe. É ouvindo bem seu cliente que você vai poder entender seu mercado, como sua equipe está funcionando e se seu produto está agradando. Para isso, crie canais de comunicação que realmente funcionem e organize bem as informações, para que ela possa ser aplicada de forma estratégica. Mas humanize o contato. "Não adianta ter um moderno sistema de pós-vendas que preenche planilhas e traz um infinito índice de percentuais que medem a satisfação ou a insatisfação do cliente, se não há diálogo aberto. É necessário ir além de percentuais, para realmente ter a ciência de onde atuar, acertar os erros e potencializar os pontos fortes", afirma Van Marchetti.

Faça seu cliente comprar mais vezes

Ter gente comprando sempre em seu negócio é o que todo empreendedor quer. Muitas vezes, porém, falta foco na hora de efetivar esse desejo. Em vez de distribuir panfletos na rua tentando atrair novos compradores, por que não dar um jeito de fazer seus clientes fiéis retornarem com mais frequência? "Isso, muitas vezes, implica entender o ciclo de compras do cliente e tentar se antecipar a ele na próxima compra, via telefone, e-mail, mala-direta ou visita pessoal", destaca Raúl Candeloro. 

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários

Leia também