Vendas

O que faz um promotor de vendas

23/04/2014 • por meuSucesso .com

O trabalho do promotor de vendas se organiza, basicamente, em cinco áreas

Partes essenciais do trabalho de Trade Marketing, os promotores de vendas são os profissionais que atuam diretamente em funções que têm como objetivo aprimorar o desempenho de marcas e produtos em seus canais de vendas. Nesse sentido, o trabalho deles se organiza, basicamente, em cinco áreas, de acordo com o Guia de Melhores Práticas em Trade Marketing da Ampro - Associação de Marketing Promocional. Abaixo, listamos essas áreas e detalhamos suas atividades.

Reposição

O promotor designado para essa área tem seu trabalho focado na loja. Dessa maneira, ele pode atuar no suporte à reposição de produtos, ajudando a manter o estabelecimento sempre abastecido dos produtos que ele representa; dar apoio logístico; atuar na organização do merchandising (lembrando que, tecnicamente, merchandising é o conjunto de técnicas dedicadas a trabalhar a melhor exposição do produto no ponto de venda); compilar dados e trabalhar na busca por espaços de destaque para seus produtos no PDV (ponto de venda).

Atendimento

É a função do promotor que fica voltado para o consumidor. Como o próprio nome já diz, ele atende no PDV, ativa promoções, demonstra produtos, promove degustações e pode também tirar dúvidas de clientes sobre questões técnicas.

Venda

Nessa função, o promotor fica responsável por auxiliar os vendedores da loja nas negociações com clientes. Ele deverá estar sempre a postos para dar suporte no que for necessário para o fechamento da venda.

Atendimento técnico ou venda técnica

É uma união das funções de atendimento e venda, só que com um plus: mais do que nas outras duas áreas, aqui ele tem que estar totalmente por dentro de todas as informações técnicas do produto, seja para atender diretamente um cliente ou para dar suporte ao vendedor.

Auditoria

É o promotor que vai avaliar o andamento das ações de Trade Marketing no PDV. Ele fica responsável por verificar, por exemplo, como está sendo feito o atendimento, se os produtos estão expostos de maneira correta, se a comunicação está bem organizada etc.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários

Leia também