Ser produtivo não é fazer em menos tempo e sim o resultado que você gera com cada atividade realizada.


Ter produtividade não é fazer em menos tempo e sim o resultado que você gera com cada atividade realizada. Buscar mais produtividade é regra em todo início de ano, quando as pessoas buscam um renovo. Fatiar o tempo é a forma genial que foi definida para que todos possam encontrar novos ideais de vida, restaurar suas motivações ou encontrar novos ideais e seguir em frente.

Há quem faça listas com metas traçadas, há quem prometa verbalmente na hora que os ponteiros do relógio viram para o ano seguinte, quando estouram os fogos de artifício, suas promessas de ano novo. Ser mais produtivo, com certeza, é uma delas. Como tirar de lado o que atrapalha, como focar somente naquilo que traz resultados?

15 dicas para ser mais produtivo

Produtividade não é medida em quantos “checks” você deu em sua lista de tarefas, é sobre os resultados que você gerou com o tempo que você gastou. Fizemos uma lista com 15 itens para você otimizar seu tempo a fim de aumentar sua produtividade:

1. Planeje suas atividades no dia anterior

Colocar no papel o que precisa ser feito, ajuda a mentalizar e o cérebro já começa a organização da sua agenda na sua mente, o que facilita o caminho.

2. Categorize as atividades

Determine o que é importante e urgente e o que não é. Foque no precisa ser resolvido primeiro.

3. Conecte o ‘fazer’ ao ‘quando’

Se você não determina já quando vai fazer determinada tarefa, a chance de ir empurrando é muito maior.

4. Elenque as prioridades

Determine o que precisa ser feito primeiro e dessa forma vá cumprindo sua agenda. Começe pelo mais importante e mais difícil e vá identificando o que está tomando tempo e não te leva a lugar nenhum.

Aplique a regra do 80/20 que fala que 20% das ações levam a 80% dos resultados. Por isso, mapeie quais são esses 20% e concentre-se nas tarefas que geram os 80% dos resultados.

5. Uma coisa por vez

Resolva um item de cada vez. Às vezes, a concentração dispersa em várias atividades ao mesmo tempo e nada sai no tempo planejado e nem com o resultado esperado. Foque sua energia em uma atividade e só quando finalizar, inicie outra.

6. Identifique seu melhor momento do dia

Todos possuem um período do dia em que se sentem mais produtivos. Prepara-se para aumentar o trabalho nesse momento e reduzir nos que a procrastinação chega mais forte. Dessa forma, você potencializa o momento em que rende mais.

7. Desligue as redes sociais para ser mais produtivo

Quando precisa de foco e concentração, as notificações das redes sociais, as mensagens intermitentes chegando no whats app e até mesmo ligações por telefone atrapalham e tiram totalmente a atenção. Faça períodos de 30 minutos sem interrupções, aí então, faça uma pausa e veja se há algo importante esperando no telefone.

Use a técnica Pomodoro, criada por um italiano na década de 80, em busca de mais produtividade nos estudos. Ela se baseia na ideia de que dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, conseguimos melhorar a agilidade do cérebro e estimular nosso foco. Em outras palavras, melhoramos nossa gestão do tempo e ficamos mais eficientes. 

8. Conversa paralela

Com tanta coisa acontecendo no mundo e na vida das pessoas, tudo se torna uma distração. No trabalho, um colega chega com uma história que acaba de acontecer, em casa, um vizinho chega contando um assalto que acabou de ver e, assim vai. Minutos e mais minutos de boa prosa roubam seu tempo precioso de resolver suas questões. Foco no que dá resultado, deixe o ‘papo furado’ para um momento de pausa.

9. Se organize

Parece uma dica simples mas quem é organizado sai à frente dos outros. Manter listas gerenciais e previsões de tempo para cada atividade, organização de arquivamento de ideias e documentos, vai facilitar a vida quando você precisar dessas coisas.

10. Delegue e terceirize

Na medida do possível, tarefas simples mas que precisam tempo para serem executadas e que não têm tanto impacto intelectual, por exemplo, no resultado final, podem ser delegadas ou terceirizadas. Isso vai otimizar seu planejamento.

11. Tenha uma rotina

E isso inclui se priorizar nela. Estabeleça o que deve acontecer no seu dia, ninguém é somente trabalho, você pode encontrar espaço para tudo que precisa, não é fácil, mas pode ser possível. Atividade física fica de lado para todos que dizem que não têm tempo, mas os que fazem, sabem do quanto impacta positivamente.

Praticar exercícios físicos aumenta endorfinas, os níveis de energia e melhora o bem-estar mental e físico e isso tudo melhora sua produtividade.

12. Limpe a mente

Quando a cabeça estiver fervendo de preocupações, de tarefas pendentes, de problemas e de ideias, limpe a cabeça. Pegue papel e caneta e escreva tudo, liste tudo que está zanzando na sua mente e faça essa limpeza antes de retomar o trabalho.

13. Calcule o tempo de execução

Muitas pessoas criam uma agenda impossível de cumprir porque superestimam o tempo de execução de cada coisa, esquecem os translados no trânsito, e etc. Planeje seu dia com o tempo real para cada atividade para que ele não vire uma bola de neve prestes a te esmagar.

14. Faça agora

Muitas tarefinhas simples vão se arrastando em anotações no bloco de notas do celular, em papéis soltos na carteira que simplesmente se perdem. Atividades do dia a dia que levam poucos minutos devem ser feitas na hora em que surgem. É uma coisa a menos que fica pra depois e é uma coisa a mais que você já resolveu. Se levar até cinco minutos, faz na hora.

15. Durma bem

Parece óbvio? Dormir bem vai determinar tudo. Uma noite mal dormida vai resultar em energia baixa, ou seja, sua concentração vai cair e, automaticamente, sua produtividade também.

Com todas essas dicas, será que dá pra dar um upgrade nessa produtividade, aí? Ah, e lembre-se, ser produtivo não é fazer em menos tempo e sim o resultado que você gera com cada atividade realizada. Estude mais com o meuSucesso!

Clique aqui e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este.