Confira algumas dicas que Tiago Luz compartilhou com a gente durante a aula sobre os pilares para estruturar um e-commerce.


Abaixo, separamos algumas dicas importantes para todos aqueles que estão iniciando seus projetos na área de e-commerce. Essas dicas foram baseadas no que o gerente de e-commerce da Shoulder, Tiago Luz, compartilhou com a nossa equipe na aula ‘Os pilares para estruturar um e-commerce’.

1- Saiba se a sua base de e-mail está contaminada

A base de e-mail do seu negócio é sagrada e deve pertencer somente a você. Cuidado com o número de pessoas que mexe na base de e-mail. Há uma forma de descobrir se há vazamento da sua base de e-mail, que pode ser apelidada como “pega ladrão”. Crie um novo e-mail, por exemplo no Gmail, coloque um nome que você consiga identificar e em seguida irá desabilitar duas funções, uma delas é a de receber e-mail dos parceiros do Google e a outra é desativar o e-mail de notificação do Google.

Só você sabe esse e-mail, pegue ele e coloque dentro da sua base. Se tudo ocorrer bem você deve receber apenas e-mail da sua empresa, mas se chegar e-mail de outra pessoa ou companhia significa que há vazamento na sua base e que alguém está pegando essas informações e repassando para outro lugar.

2- Design e usabilidade

Na homepage, utilize o Lighting Box integrado com a barra de e-mail. Essa é uma ferramenta em que logo no momento que a pessoa entra no site se depara com uma imagem ou chamada que mostra uma mensagem com o intuito de pegar o e-mail desse usuário. Normalmente a mensagem oferece desconto de 10% e pede para que a pessoa informe o correio eletrônico para receber isso. Outras empresas preferem oferecer e incentivar que a pessoa se conecte com o Facebook. É uma estratégia utilizada por grandes empresas e que tem alto retorno.

3- Comunicação

Essa dica parece simples, mas muita gente não segue. Personalize a sua comunicação para o cliente e pense algo totalmente voltado ao seu público. Se você faz uma promoção ou oferece um desconto, pense em como as frases ou comunicação são apresentadas a eles. Por exemplo, se seu negócio é voltado para vender produtos pet, tenha uma comunicação voltada para o dono de um animal de estimação.

4- Cuidado com o carrossel

Fazer um “carrossel” (espaço onde as promoções são destacadas e vão se alternando) em que aparece diversas promoções simultâneas e com pouco tempo de visualização pode ser ruim para o cliente porque ele irá se distrair facilmente com isso que ele está vendo e não ser impactado pela ação. O ideal é ter poucos destaques no carrossel ou um que seja fixo/estático em que a comunicação fique totalmente voltada a ele.

5- A importância da descrição

Faça páginas personalizadas de produtos ou invista em uma descrição detalhada, isso irá dar mais autonomia para seu cliente escolher o produto, porque todas as informações que ele precisa estarão lá. Neste caso é sempre importante priorizar com que todos os dados estejam ali e que sejam passados de forma clara e interessante. Não deixe de falar sobre peculiaridades dos produtos, como dimensão, largura e etc. Isso é fundamental para a decisão final do seu consumidor.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.