Nesta semana, lançamos o episódio 3 do case do fundador do Grupo Vegas, renomado por seus diversos empreendimentos na cidade de São Paulo



Nesta semana, lançamos o episódio 3 do Estudo de Caso de Facundo Guerra e com ele diversas lições e aprendizados vão fazer você refletir sobre como uma narrativa bem contada, seja do seu produto ou negócio, pode influenciar de maneira positiva a experiência de seu cliente.

O termo storytelling está na moda e consiste em contar uma história e criar uma identidade a partir de uma narrativa que acrescente valor à marca. No entanto, Facundo Guerra é cético quanto ao termo e acredita que o mercado publicitário ajudou a construir essa importância pelo storytelling, porém, muitas vezes, criando marcas e negócios que seguem uma lógica “de laboratório” e não possuem a essência ou alma necessária para dar vida ao empreendimento.

Durante o bate-papo com Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com, o empreendedor citou a indústria alimentícia e a sua crescente preocupação em relacionar os alimentos e seus produtos com o benefício de proporcionar uma alimentação mais saudável e que proporciona bem-estar. Para ele, que é engenheiro de alimentos, muitas marcas de alimentos insistem nisso e seus produtos não entregam na realidade o que prometem.

O que fazer para proporcionar uma experiência diferenciada?

Antes de abrir algum bar ou boate, Facundo Guerra tenta recuperar e resgatar a essência do lugar. Por exemplo, quando abriu o bar Riviera ele decidiu manter o nome na porta porque, afinal, aquilo era uma marca registrada que pertenceu ao local e estava lá desde 1942. Já com a boate Cine Joia, ele resolveu reutilizar as cores do lugar na época que ainda era um cinema, criando um ambiente diferenciado.

Além disso, outro fator importante que o empreendedor comenta é estar atento a tudo o que seus clientes falam e entregar sempre a mais. Se o consumidor paga 10 por uma bebida, entregue o dobro no copo que você vai servi-lo. O cliente nunca quer sentir que pagou por um produto e recebeu menos do que o valor pago.

Abaixo, nossa equipe separou alguns dos insights importantes de Facundo Guerra sobre narrativa:

•    “Um negócio para ter uma narrativa precisa ter uma alma e algum sentido que é construído ao longo de sua história. Eu vou contar uma narrativa que converse com o meu problema principal”

•    “Quando você se apropria de uma história que não é verdade e vende um produto que não corresponde aquilo, você só está vendendo publicidade”

•    “Qualquer lugar, boate ou bar que eu abro remete a uma pergunta: o que é ser paulistano?”

•    “Não dá para achar que seu consumidor é um otário. Eu, pelo menos, sempre penso que meu cliente é muito mais inteligente que eu”

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.