Vilmar Ferreira, fundador da Aço Cearense, conta no Estudo de Caso como elaborou estratégias de negócio para lidar com os grandes concorrentes


Uma dúvida comum de quem empreende é: como enfrentar a concorrência? O fato é que para esta pergunta não há exatamente uma resposta correta. Afinal, cada negócio tem suas próprias variáveis, forças, fraquezas e contextos diferentes.

Mas algo que sempre ajuda é estudar e olhar o que outras empresas fazem para lidar com os concorrentes. O Estudo de Caso de Vilmar Ferreira, fundador da Aço Cearense, traz exemplos de estratégias e ações que o empresário utilizou para criar seus próprios diferenciais e destacar-se perante os outros players.

Estude bem o mercado e crie diferenciais para seu produto

Para se destacar diante da concorrência você deve justamente estudá-la a fundo. Saber como funciona o modelo de negócio, a logística, precificação, a forma de vender e de aquisição de clientes da outra companhia. Ou seja, aprender ao máximo com o outro para entender onde estão os gargalos para que você crie soluções diferenciadas.

Saiba implementar na sua empresa diferencias que tornem a sua solução alternativa ao que o seu concorrente oferece. Não seja uma cópia do grande player de mercado, seja uma nova possibilidade que ofereça algo que se destaque e atraia seu público-alvo.

Atenda uma parcela de clientes que seu concorrente não consegue

Ao estudar o seu concorrente, você irá perceber que há uma parcela do mercado que ele não atinge. Seja por possuir uma solução muito cara e robusta ou por não ver potencial em determinado público.

Muitas vezes há espaço para você atuar e você não soube aproveitar certo nicho do segmento e apenas está focado em atingir o mesmo público do seu concorrente.

A história de Vilmar demonstra exatamente isso. O empreendedor não estava conseguindo competir com uma grande empresa internacional que dominava o mercado de produção de aço. Qual foi a solução encontrada? O fato é que Vilmar soube aproveitar uma demanda pouco explorada pela gigante da época: os pequenos e médios empresários. Ele revendia por um preço mais abaixo do que o mercado, tornando-se competitivo, e lucrava em volume. Afinal, vários clientes pagando pouco somavam o valor e volume de um grande comprador. Ou seja, ela ofereceu uma solução na medida para o pequeno empresário.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.