Em material exclusivo produzido por Sandro Magaldi para o meuSucesso, você aprende as competências essenciais para um líder ser bem-sucedido nos dias de hoje


O líder tem um papel extremamente importante nos processos de qualquer organização. Empresas que possuem ou desenvolvem lideranças tendem a alcançar o sucesso com mais facilidade, uma vez que eles são os responsáveis, entre outras coisas, por repassar a cultura da empresa, engajar a equipe e dar um direcionamento para os seus seguidores.

Para ser um bom líder é essencial desenvolver algumas habilidades e ter algumas características, mas muitas delas podem ser desenvolvidas com estudo e prática.

Ao final dessa matéria você pode ter acesso a um guia completo com alguns dos mais valiosos insights do livro "Gestão do Amanhã", do autor Sandro Magaldi, escrito em parceria com José Salibi Neto, cofundador da HSM. O material trata, entre outras coisas, das competências necessárias para o líder do futuro, que precisa saber lidar com as incertezas e um mundo em constante mudança. Além disso, a obra traz um panorama completo dos modelos de gestão ao decorrer da história e qual deve ser o modelo nesse novo momento no qual estamos vivendo, batizada de 4ª Revolução Industrial.

Abaixo você confere algumas dicas retiradas do livro "Gestão do Amanhã":

O líder do passado não é o mesmo do presente

A lista de “10 Qualidades que fazem um ótimo Líder”, elaborado pela Forbes, traz elementos importantes para todo líder e ninguém, dotado de suas faculdades normais, irá descredenciar qualquer uma das qualidades evidenciadas por este veículo de comunicação.

São elas: Honestidade;  Saber Delegar; Comunicação; Confiança; Compromisso; Atitude Positiva; Criatividade; Intuição; Capacidade de Inspira e Sintonia com as Pessoas.

Todos esses elementos são de suma importância e devem estar presentes no perfil daqueles que ocupam posições de liderança. No entanto, essas características são pressupostos básicos. Diversos líderes não tiveram a visão dessa demanda estendida e, mesmo sendo reconhecidos por desenvolverem as competências básicas, não foram capazes de perceber as transformações no ambiente.

Afinal, qual é o perfil do líder apto a ser bem-sucedido nesse novo mundo?

Alguns dos exemplos citados no livro Gestão do Amanhã evidenciam essas falhas ou lacunas de liderança. Por mais que muitos dos que estavam no comando tivessem essas competências citadas na lista da Forbes, faltaram outras para saber lidar com as tendências e mudanças tecnológicas. Como foi o caso da Kodak, Blockbuster, além da Sony que não entendeu a evolução do mercado fonográfico e perdeu a onda do streaming em áudio e a Motorola que investiu mais de U$ 5 bilhões no projeto Iridium, um sofisticado sistema de transmissão por satélites que foi um fracasso.

O líder deve ser o criador do futuro

Em um ambiente em ebulição, onde emergem novas possibilidades a cada minuto, não é possível que o líder fique preso a uma ideia, a uma única perspectiva. É preciso exercitar sua sensibilidade ao quadro geral, a todo contexto e entender aquilo que faz sentido. Não se trata de habilidade trivial. O líder conector tem ampla largura de banda intelectual, mas não é só isso. Também se dedica a execução disciplinada dos projetos em que se envolve. Não basta ter a ideia. É necessário executá-la com excelência.

Para isso, é necessário se praticar a colaboração, experimentação e empreendedorismo na organização, engajando todos os colaboradores com o mesmo propósito. É imperativo que todos tenham a mesma visão. Que todos sonhem o mesmo sonho. Assim, irão florescer nossas perspectivas com diversos protagonistas contribuindo para a mesma realização.

O meuSucesso preparou um guia exclusivo que ensina você a se preparar para o futuro e ser um líder empoderado e preparado para lidar com as mudanças tecnológicas. Acesse o guia completo, elaborado em parceria com Sandro Magaldi.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.