O próximo Estudo de Caso do meuSucesso.com conta a história de Thái Quang Nghiã, fundador da Goóc


Milhares de pneus são jogados fora e viram lixo. Imagina se alguém resolvesse fazer disso um negócio lucrativo, que ao mesmo tempo em que recicla pneus velhos, transforma isso em diversos produtos, desde mochilas até calçados e acessórios? O empreendedor Thái Quang Nghiã, protagonista do próximo Estudo de Caso da plataforma, resolveu dar vida a esse sonho e fundou a Goóc Eco Sandal. A empresa já chegou a faturar cerca de R$ 50 milhões por ano e é referência quando o assunto é sustentabilidade.

Já foram reciclados, aproximadamente, 3 milhões de pneus que deram origem a mais de 18 milhões de unidades entre bolsas, calçados e acessórios. A filosofia da empresa está fundamentada na personalidade, inovação e sustentabilidade. Abaixo, nossa equipe separou uma série de curiosidades e informações sobre o modelo de negócio da rede. Confira:

Uma empresa é o que a visão do dono reflete

A história de Thái influenciou muito do que a Goóc Eco Sandal se tornou. Ainda jovem, em busca de liberdade, fugiu do Vietnã.  O país vivia sob um regime político autoritário, que oprimia jovens cheios de esperança de um futuro melhor.  Com outros vietnamitas, pegou um barco de pesca e fugiu do país. Foi resgatado em alto mar por um petroleiro da Petrobrás e desembarcou no Brasil sem falar uma palavra em português. Superou todos os desafios e fundou a Goóc Eco Sandal.

Todas as lojas da empresa trazem elementos característicos da cultura vietnamita. A decoração é baseada em bambus, muito comuns no país, e ao redor há vasos de plantas que dão um charme especial ao espaço. As cores verde e marrom se sobressaem com o intuito de aproximar o seu cliente da sensação de estar na natureza. Assim, instaura-se um clima relaxado e confortável que ainda ressaltam o posicionamento da Goóc a favor da sustentabilidade.

Simbologia: afinal o que é Goóc Eco Sandal?

A palavra Goóc significa raiz e Eco Sandal quer dizer sandália de pneu reciclado. Ao olharmos sob essa perspectiva é possível perceber que a rede tem a preocupação de fazer algo além de uma sandália ou calçado. O objetivo é criar um produto que tenha uma causa por trás e possui a meta de entregar uma proposta ao povo brasileiro: a mensagem de preservação das raízes pessoais, culturais e ambientais.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.