Pessoas

Emprego ou empresa: o que quer para seu futuro?

4/01/2016 • por meuSucesso .com

A cultura brasileira é massivamente focada na busca por um bom emprego

Tomar uma decisão de carreira é algo extremamente complexo e se torna ainda mais complicado quando termos que fazer isso muito jovens, quando as dúvidas ainda superam as certezas. Muito por isso bastante gente resolve mudar de profissão pouco tempo depois de se formar. Ou mesmo ainda na graduação escolhe trocar de curso. 

E quando a dúvida é seguir carreira como funcionário de uma empresa ou abrir seu próprio negócio? É aí que as coisas ficam ainda mais enroladas. A cultura brasileira é massivamente focada na busca por um bom emprego. De preferência, no setor público. Empreender, geralmente, é a última opção, quando "não deu certo" o plano A. 

A necessidade de correr riscos que a decisão de abrir um negócio impõe é outro obstáculo. Nem todo mundo que quer a liberdade de construir o próprio futuro tem a disposição de se arriscar. 

Como decidir, então, entre um emprego e sua própria empresa? Algumas questões pode ajudar nessa decisão:

O que faz você feliz?

Empreender não é para todo mundo. Da mesma maneira que exercer um trabalho burocrático, ser atleta ou ser artista também não é. Não aceite imposições. Muitas vezes, o mundo (leia-se a sociedade, seus pais, a escola, os amigos) vai querer tomar decisões por você, lhe dizer o que é melhor. Mas sua verdade está dentro de você. Olhe para dentro, avalie e descubra o que faz você feliz. É esse o primeiro ponto que vai orientar sua decisão.

Você está disposto?

Ok: você gosta da ideia de ser dono do próprio negócio, de ter liberdade para ditar seu ritmo e ser senhor da construção do seu patrimônio. Mas você está disposto a colocar dinheiro em algo que pode não dar certo? Está disposto a trabalhar mais (bem mais!) que oito horas por dia para colocar a empresa de pé? Você entende todas as responsabilidades que vêm junto com um CNPJ? Avalie todas as variáveis, pois não basta querer ser empresário. É preciso trabalhar duro e ter disposição para a parte menos glamourosa da atividade.

Você está preparado?

Muitos brasileiros abrem negócios por pura necessidade e vão aprendendo no caminho a administrá-los. Os que se dispõem a estudar e aprender, seguem adiante. Os demais ficam pelo caminho. E acredite: não são poucos os que caem. Para tocar um negócio com sucesso você precisa reservar um tempo para aprender. O mercado é muito dinâmico e você vai precisar se atualizar constantemente. Não falamos aqui que esse aprendizado precisa ser no sistema formal de ensino. Mas ele precisa acontecer. 

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários