Entenda de uma vez por todas o que é Compliance e a importância de um programa deste tipo para uma empresa. Além disso, confira um guia gratuito e completo sobre o tema!


A palavra Compliance até sugere um conceito complexo. Mas a verdade é que seu significado é simples: um modelo de gestão que busca adequar todas as ações de uma empresa a boas práticas de negócios, tanto externas (legislação trabalhista, responsabilidade social) como internas (visão, missão e cultura). Para ser mais direto, compliance é fazer as coisas da maneira correta.

Implementando uma política de Compliance em sua empresa, você define a "a imagem que a instituição tem a respeito de si mesma e do seu futuro", afirmam os autores Ana Paula Candeloro, Maria Martins de Rizzo e Vinícius Pinho no livro Compliance 360. Além disso, você faz valer os valores e cultura da sua organização, o que gera crescimento e garante a credibilidade da empresa diante de funcionários, parceiros e clientes.

Empresas que fazem compliance cultivam uma forte cultura organizacional, e também usam métodos que garantem sua adequação jurídica. Um setor de compliance dentro de uma empresa, por exemplo, garante que leis trabalhistas, documentação regulamentada e responsabilidade fiscal sejam sempre respeitadas. E trabalha para identificar e corrigir falhas, para que a conformidade jurídica, fator essencial para qualquer empresa que deseja credibilidade, seja uma realidade, nunca uma dor de cabeça.

O compliance também pode ser uma ferramenta de vantagem competitiva para as empresas, oferecendo transparência na hora de fazer parcerias e fechar negócios, mantendo a confidencialidade de informações compartilhadas e respeitando a propriedade intelectual. Grandes empresas como a GE ou Google, por exemplo, disponibilizam em seus sites toda a sua política de compliance.

Guia e Infográfico de Compliance e os valores éticos de um negócio

Nossa equipe preparou um infográfico bem objetivo e dinâmico sobre Compliance com o intuito de aclarar todas as dúvidas sobre o tema trazendo uma visão geral e panorâmica sobre o assunto. Para aqueles que querem se aprofundar no tema é só conferir o Guia de Compliance e valores éticos dentro de um negócio. Com o intuito de trazer mais dados sobre o significado e a importância do Compliance dentro de um negócio, o material, que é gratuito, traz dicas ensinamentos valiosos sobre a lei e o comportamento que uma empresa deve seguir para não ter problemas, principalmente jurídicos, se tomar atitudes fora da lei. Confira!

 

O Infográfico "Compliance: por que implementar no seu negócio" traz diversas dicas para aqueles empreendedores que querem entender da importância de um programa do tipo na sua empresa. Qual é significado do termo Compliance? O termo vem do inglês, do termo “to comply” que significa estar de acordo ou agir dentro de uma regra, instrução ou pedido. Estar em “compliance” quer dizer que você está conforme as leis e regulamentos externos e internos. Resumindo, é “estar em conformidade com”, obedecer o que foi imposto e comprometer-se, principalmente, com a integridade da organização. O negócio precisa garantir que todos os seus funcionários estejam de acordo com a adoção de uma conduta ética que vá de encontro com o que a empresa prega e com as regras jurídicas. Por que Programas de Compliance são importantes? As empresas adotam cada vez mais os chamados Programas de Compliance que têm o intuito de implantar mecanismos que garantam que os colaboradores executem suas tarefas e ações de maneira íntegra por meio de estruturas, políticas, sistemas de controle, monitoramento e auditorias, além de processos de comunicação, treinamento e investigações que visam minimizar os riscos a que uma companhia se expõe em função de suas particularidades e modelo de negócio. Abrangência do Compliance Alguns dos pontos que o Compliance abrange são: » Gerencia a aderência da empresa à legislação que se aplica à companhia. » Controla e gerencia as políticas de integridade e os procedimentos de prevenção a conflitos de interesses, corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes. » Realiza treinamentos e programas periódicos de conscientização dos colaboradores. » Assessora e dá apoio às áreas da organização, por meio das mais diversas atividades (reuniões internas, palestras, envio de e-mails e comunicados e etc) sobre aspectos de Compliance. Benefícios: •	Reduz e diminui as probabilidades da empresa sofrer alguma multa ou ter algum problema jurídico. •	Traz credibilidade ao negócio e demonstra preocupação com a responsabilidade social. •	Diminui os riscos da empresa ter problemas com a reputação da companhia e evita-se problemas financeiros.

Este Guia e infográfico fazem parte dos materiais complementares que disponibilizamos em nossos Estudos de Caso sobre empreendedores de sucesso, com o objetivo de trazer informação relevante para aqueles pessoas que querem empreender ou já têm o negócio próprio e estão em busca de se aprimorar e se desenvolver.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.