Cris Arcangeli, empreendedora serial, integrante do Shark Tank Brasil e fundadora de diversas marcas, mostra, em “A Antifrágil”, como é possível inovar na criação de produtos.



Planejar antes de começar a empreender é um dos primeiros conselhos dados por quem já tem experiência no mundo dos negócios. Traçar metas, analisar os pontos fortes e fracos da empresa, pesquisar sobre o mercado e concorrência podem evitar muitos problemas. No entanto, outros aspectos podem fazer toda a diferença para que se alcance o sucesso ao empreender, como a inovação e a criatividade. Um dos grandes nomes do empreendedorismo brasileiro que exemplifica isso é Cris Arcangeli.

Quem é Cris Arcangeli

CEO na Beauty’in e integrante do programa Shark Tank Brasil, Cris Arcangeli é uma das mulheres que mais influenciou o mercado de moda e beleza no país. Sua trajetória será explorada no novo estudo de caso do meuSucesso.com, “A Antifrágil”, que também mostrará a importância da inovação na hora de criar uma marca, assim como a necessidade de se reinventar para empreender num Brasil cheio de desafios.

Apaixonada pela homeopatia, Cris iniciou sua carreira empreendedora fundando a Phytoervas, em 1986, a primeira linha de shampoos sem sal do país. Com essa inovação, criou a marca do zero até se tornar líder no segmento, com 800 funcionários e 140 produtos. Vendeu a marca 12 anos depois para a Bristol Myers, uma multinacional farmacêutica.

“Inovação é algo que acontece na observação, porque a inovação nasce da percepção das dores e necessidades do mercado, coisas que, às vezes, as pessoas nem sabem que precisam”, afirma.

Alguns anos depois, em 2006, a empresária decidiu inovar mais uma vez: criou a Éh!, primeira linha de shampoos orgânicos do Brasil. O conceito foi tão bem aceito que a marca foi vendida para a Hypermarcas apenas dois anos depois.

Durante uma viagem a Tóquio, no Japão, Cris encontrou um shot com colágeno e decidiu experimentá-lo. Apesar de não ter gostado do sabor, percebeu que o conceito de ingerir colágeno ainda era desconhecido no mundo. Pensou, então, em aliar o seu conhecimento sobre cosméticos para criar uma nova marca e uma categoria ainda inédita no mundo: os “aliméticos”, uma linha de alimentos com colágeno. Foi assim que surgiu a Beauty’in, sua quinta empresa, confirmando seu perfil de empreendedora serial.

No decorrer de sua trajetória, Cris Arcangeli enfrentou inúmeros desafios, mas que foram contornados com estratégia e criatividade, uma das suas maiores fortalezas. As muitas mudanças no cenário brasileiro – os 10 planos econômicos pelos quais passou, por exemplo – fizeram com que a empresária criasse alternativas, como, na época do confisco, transformar todo o recebível em estoque de matéria-prima de embalagens e produtos. “O conceito e a inovação na sua marca são essenciais. Quando você inova, sai do lugar comum, no qual o único diferencial é o preço”, explica a empreendedora.

De acordo com Leonardo Bossan, diretor no meuSucesso.com, a inovação e criatividade podem criar tendências no mercado. “Depois de mais de 25 estudos de caso, entendemos que precisávamos falar sobre uma empresária serial que ficou conhecida por criar tendências. Cris Arcangeli é um exemplo perfeito de que é possível se reinventar, criar, inovar e conquistar espaço no mundo dos negócios”, destaca.

“A Antifrágil” é uma série documental de seis episódios que desconstroem os momentos mais importantes da trajetória da protagonista e que os transformam em ensinamentos práticos sobre negócios e empreendedorismo. Um curso sobre Desenvolvimento de Produtos  – que vai  falar da concepção ao lançamento e ciclo de vida –  também faz parte do conteúdo programático desse estudo de caso do meuSucesso.com, que estreou no dia 25 de março na plataforma e é exclusivo para assinantes.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.