Entrevista de emprego

2/05/2019 • por meuSucesso .com

Como se comportar, o que vestir, como se sair bem, e o que não se deve dizer no momento que vai definir se o candidato será ou não contratado. Confira!

A entevista de emprego é a fase mais decisiva dentro de um processo seletivo, a partir dela, se busca encontrar em um candidato o equilíbrio de três entidades: o indivíduo, a empresa e o mercado. É na entrevista que a empresa busca um melhor perfil de funcionário para se adequar às suas exigências, por isso, estar seguro, tranquilo e confiante em uma entrevista de emprego pode fazer a diferença na impressão que o candidato vai transparecer nesse contato cara a cara  com o recrutador.

Quem precisa conseguir um emprego, não deve ir à entrevista contando com a sorte, é durante a entrevista a chance para mostrar o que tem de melhor. Mas como se preparar para uma entrevista de emprego, seja um executivo de carreira estabelecida ou um jovem aprendiz? Como se comportar, o que vestir, como se sair bem, e o que não se deve dizer no momento que vai definir se será ou não contratado. Veja as dicas!

 

Como se sair bem em entrevista de emprego para jovem aprendiz

Essa com certeza é maior dúvida dos jovens que estão em busca de iniciar a carreira profissional nas empresas que abrem vagas direcionadas a esse programa - que são os jovens em idades entre 14 e 24 anos, matriculados e frequentando a escola. Empresas de médio e grande porte são obrigadas pelas leis nº 10.097/00 e nº 11.180/05, a contratar de 5% e 15% do total de trabalhadores efetivos.

Muitos jovens aprendizes temem que a inexperiência pode influenciar na não contratação, mas, é importante lembrar que, se a vaga é para jovem aprendiz, já está subentendido que os candidatos estão iniciando suas vidas profissinais, então, essa não precisa ser uma preocupação. Quando tiver agendada uma entrevista de emprego, é recomendado que se pesquise sobre a empresa, busque conhecer os princípios básicos como valores e missão. É imprescindível ser honesto com suas informações e a pontualidade é um ótimo sinal, não se atrasar conta pontos. Além disso:

  • Saiba se apresentar e mostrar quem é
  • Tenha postura
  • Seja sincero
  • Use suas experiências em que foi desafiado para exemplificar algo, já que não tem experiência profissional
  • Ressalte seus cursos, trabalhos sociais, congressos, seminários, workshops
  • Evite falar demais, contenha-se com o que foi perguntado
  • Calma e segurança são seus aliados

 

Experimente por 7 dias grátis

Perguntas mais comuns em entrevistas de emprego

As entrevistas de emprego costumam usar muitas perguntas que já se tornaram clássicas e aparecem muito nas entrevistas, vamos listá-las:

  • Por que devo te contratar?
  • Quais os seus principais defeitos?
  • Vamos começar a falar sobre você?
  • O que te levou a entrar em contato com a nossa empresa?
  • Por que você quer trabalhar nessa empresa?
  • Por que você é melhor do que os outros candidatos?
  • O que esta oportunidade significa para você?
  • Como você se vê daqui a cinco anos?
  • Quais são as suas aspirações salariais?
  • Você está preparado para trabalhar sob pressão?
  • Você se sente melhor, trabalhando sozinho ou em equipe?
  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Como os outros o descrevem?
  • Qual é o emprego dos sonhos?
  • Tem namorado? Está casado?
  • Você planeja ter filhos a curto prazo?
  • O que você faz no seu tempo livre?

 

O que não se deve dizer numa entrevista de emprego

Saber se vender e se portar de maneira adequada na entrevista de emprego é fundamental e isso envolve, necessariamente, saber o que não falar durante o encontro com o recrutador.

  1. Não fazer muitas perguntas - conheça a empresa antes de ir e evite fazer perguntas sobre a companhia, isso mostra que o candidato está despreparado. A internet tem tudo, basta acessar o site da empresa, checar os balanços anuais, ler o que se diz dela em redes sociais, saber sobre o mercado de atuação, e etc.
  2. Cuidado na comunicação – usar uma liguagem educada é essencial. Evite gírias, expressões pejorativas e procure um vocabulário mais discreto para essa conversa.
  3. Falar a verdade – querer impressionar o entrevistador com base em mentiras não tem como dar certo. Um deslize assim pode ser descoberto e isso é desclassificação na certa
  4. Não desmereça seu atual emprego – se o candidato não mostrar ética na entrevista, procure focar nas experiências positivas ao citar empregos anteriores, ou o entrevistador pode entender que aquela será a conduta do candidato e já o cortar do processo.
  5. Não interrompa – saber dosar a fala e controlar a ansiedade somarão pontos. Atropelar o raciocínio do recrutador pode causar uma má impressão.

 

Como se vestir para uma entrevista de emprego

Uma boa apresentação, clean, sem exageros, com discrição e estilo, são importantes na hora de escolher o que vestir, mas claro, isso também depende muito da natureza do negócio, do estilo de gestão, do perfil dos diretores. Investigar a cultura da empresa e seu código de vestimenta pode dar boa ideia do que é mais adequado usar, já que o que cai bem em uma entrevista para uma vaga na área bancária é diferente do que seria adequadro se a entevista fosse para a função de assistente de um designer de moda.

A forma como cada pessoa se veste representa a maneira como ela vê a vida. No momento da entrevista de emprego o candidato tem que vender sua imagem, a escolha do que vestir vai dar segunraça para sua apresentação. Por isso, é preciso pensar o que quer comunicar com a roupa que vai usar. Além disso, higiene também é quesito importantíssimo para causar uma boa impressão.

É válido ressaltar que, a pessoa que está sendo entrevistada não pode, com suas vestes e assessórios, desviar a atenção do recrutador, ou seja, evitar peças com cores fortes, estampas muito marcantes, decotes, comprimentos estranhos ou muito informais vão fazer com ele desvie a atenção e isso pode pesar contra o candidato.

Dentro desse âmbito de roupas, existem pessoas que são formais e outras, informais. Dentro do estilo do candidato, ele pode buscar o que mais o representa, acatando simples dicas: para os homens formais, terno ou blazer, camisa e calça social; às mulheres, o recomendado é saias com comprimento médio, da mesma forma que vestidos. Já os adeptos do estilo informal, para os homens, jeans e camisa social ou polo; para as mulheres, blusas de cores leves e vestidos médios.

O meusucesso.com tem mais conteúdo sobre esse tema, acesse o artigo sobre as 20 perguntas e respostas na hora da entrevista de emprego

 

                                                                                    
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários