No final dos anos 90, o China in Box tentou internacionalizar a marca



Quando uma empresa conquista abrangência nacional, normalmente o próximo passo é internacionalizar o negócio e expandir a área de atuação para outros países. Porém, antes de iniciar esse tipo de processo, o empreendedor e gerenciadores devem olhar com cuidado e atenção para a nova região que se deseja realizar a instalação.

É preciso haver uma análise e pesquisa de mercado, como de hábitos de consumo de cada população para saber se o produto ou serviço irá atender a necessidade ou demanda desse público.

Robinson Shiba, fundador da rede de restaurantes China in Box, passou por esse tipo de dificuldade ao tentar internacionalizar a marca para a Argentina. Durante o episódio 5 do Estudo de Caso, o empreendedor conta que os planos eram excelentes, porém que se esqueceu de um detalhe: perguntar se os argentinos gostavam de comida chinesa. Como os resultados não apareceram, ele agiu rapidamente para encerrar a operação no exterior. "No período mais difícil, aprendi que um empreendedor não pode ser cabeça dura a ponto de não voltar atrás quando suas ideias dão errado”.

Confira abaixo as principais dificuldades e erros que fizeram Robinson Shiba desistir do processo de internacionalização:

Análise de mercado
Robinson Shiba acreditou que a instalação do China in Box seria semelhante com o que aconteceu no Brasil. O empresário acreditou que se ele seguisse a mesma fórmula utilizada no Brasil (atendimento rápido, cozinha visível e variedade no cardápio) iria chamar atenção dos argentinos. Porém, ele se esqueceu de fazer uma análise dos hábitos de consumo antes de se instalar e pensou somente na facilidade de estar próximo ao Brasil.

Diferença de preço
Quando levamos nosso negócio para outro país é preciso ter em mente a diferença de preço da matéria prima do negócio, como também outros custos, por exemplo, o aluguel e os funcionários. Um dos fatores que dificultou a internacionalização do China in Box foi que as vendas não pagavam o negócio, a baixa demanda não gerou lucro suficiente para pagar as contas levando ao prejuízo.

Dificuldade em encontrar operadores do negócio
 Abrir uma loja em outro país não é fácil justamente pela diferença de cultura e, principalmente, de língua. Quando Robinson Shiba foi para a Argentina a maioria de seus funcionários eram brasileiros o que dificultou no momento de entender as necessidades, cultura e comportamento dos argentinos.

 

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.