Gestão

Dicas para escolher bem uma plataforma de e-commerce

19/01/2018 • por meuSucesso .com

Na última First Class disponibilizada no meuSucesso, Alfredo Soares, fundador da plataforma de lojas virtuais Xtech Commerce, deu uma super aula sobre o tema

Vender online deixou de ser um diferencial para se tornar necessidade. Antes dominado por algumas poucas companhias nativas digitais, o mercado virtual viveu um boom nos últimos anos com a entrada de novos players, tanto de pequeno porte quanto gigantes do mundo físico de que se tornaram também muito grandes na web. Você vai ficar de fora?

Na última First Class disponibilizada no meuSucesso, Alfredo Soares, fundador da plataforma de lojas virtuais Xtech Commerce, deu uma super aula sobre o tema. Da apresentação, coletamos algumas dicas que compartilhamos agora aqui com vocês, principalmente sobre como escolher uma plataforma de e-commerce.

Vamos às dicas?

O quê e o quem

Claro, você precisa ter clareza sobre o que vai vender. Mas mais importante do que isso é saber para quem. Se ao pesquisar quem está disposto a comprar seu produto maravilho e constatar que esse público é quase ninguém, deixe para lá. Não adianta ter o produto mais fantástico do mundo se não tiver quem compre. O quem é fundamental. Saiba, antes de tudo, quem vai comprar de você.

Experimente por 7 dias grátis

Investimento

Será que para vender online você precisa gastar uma fortuna? A resposta é simples e direta: não. Seus custos podem começar pequenos (bem pequenos) e crescer apenas quando seu negócio. Existem hoje diversas ferramentas para lojas online, gestão de clientes, gestão financeira e outras demandas. Tudo isso com preços adequados ao estágio do seu negócio.

Front-end e back-end

Quando for escolher sua plataforma, é importante levar em conta os dois principais ambientes da ferramente: o front-end (as páginas em que seus usuários vão navegar) e o back-end (o ambiente em que você vai trabalhar para administrar as transações). Ambos são essenciais. O primeiro, vai impactar diretamente suas vendas. O segundo vai impactar sua produtividade, dentre outras coisas. Por isso, avalie bem, dentro de suas demandas e expectativas.

Modelo de negócio

Dentre as plataformas disponíveis no mercado, existem diferentes modelos de negócio. Alguns cobram comissões por transações realizadas, outras cobram valores fixos de manutenção, outras cobram as duas coisas. Dentro do seu próprio modelo de negócio, você deve avaliar quais desses formatos se encaixam melhor.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários