Aprenda como o marketing influencia em decisões assertivas e melhora o posicionamento no mercado e as estratégias de expansão da sua empresa.


Você sabe como a transformação interna de uma empresa pode refletir nos resultados? O marketing digital possibilita atrair pessoas realmente interessadas e que possuem fit com seu produto ou serviço, vendo-o como solução e organizando esses contatos através de diversos meios.

Richard Stad sempre enxergou a Aramis como um ecossistema, com uma estratégia sólida de marketing para se conectar ao cliente. Chegou o momento de você aprender com esse empreendedor ousado a colocar em prática algumas técnicas utilizadas por ele para otimizar a sua marca, também.

Continue sua leitura e veja como o novo Estudo de Caso “Tecido pela Ousadia” pode ser útil para você.

Quem é Richard Stad

A Graduação em Administração e Marketing e a pós-graduação na Insper deram a Richard a oportunidade de começar a atuar na Aramis aos 22 anos, em 2007.

Depois de passar por todos os setores da companhia para entender como criar uma eficiência melhor em cada uma delas e conectá-las, Richard rodou 13 mil km de carro, em um mês e meio, para conhecer todas as multimarcas, fazendo seu primeiro showroom e contratando pessoas para formar melhor as áreas essenciais da empresa.

Em 2012, enquanto voltava seu olhar para a boa fase da economia brasileira, sentiu a necessidade de buscar um investidor para a companhia crescer de forma mais sustentável e poder realizar seu sonho único: Trazer pessoas boas para uma proposta ousada e diferente de negócio.

Estratégia multimarcas

Depois de crescer consideravelmente entre os anos de 2015 e 2016, a Aramis partiu para o seu projeto de expansão, liderado por Richard, abrindo mais de 40 lojas, entre sedes próprias e franquias, por todo o território nacional.

A empresa passou por uma reestruturação na gestão interna. Hoje, a família Stad continua à frente da Aramis, com 52% da marca, por meio de uma governança profissionalizada, apesar de manter características de uma empresa familiar.

Richard Stad tomou a frente dos negócios, enquanto o pai, com sua visão inigualável de produto, foi comandar a equipe de estilo, além de seguir presidindo o conselho.

Em fevereiro de 2014, o filho de Henri Stadi, Richard Stad, assumiu a presidência, se tornando CEO aos 29 anos de idade, após uma década trabalhando na marca.

Projeto de expansão

A combinação da expansão de lojas e os esforços omnichannel e da busca por mais eficiência ajudam a explicar como a Aramis conseguiu atravessar os dois anos de crise da pandemia não apenas com sobressaltos, mas também com um aumento de 66% no faturamento nesse período.

“Com a abertura de novas lojas, o objetivo é oferecer ao cliente uma experiência de compra única. Para isso, implementamos um novo projeto de lojas que segmenta a coleção em linhas para cada ocasião e valoriza ainda mais o produto”.

Além do investimento em diferentes pontos de venda, também criaram um plano de marketing agressivo que atua com diferentes pontos de contato com o nosso consumidor.

Reestruturação da marca

A história da companhia começou em 1995, com uma loja no shopping Iguatemi, em São Paulo, colocando a marca em um dos mais badalados corredores de moda do país. Ao longo dos anos, aprimorou o estilo de suas peças e uniu moda, conforto e qualidade em todas as linhas que compõem suas coleções.

Richard Stad fala sobre os desafios enfrentados ao iniciar sua jornada na empresa, as vantagens e desvantagens de entrar em um negócio familiar, as disrupções digitais que estão ocorrendo no varejo da moda e suas inspirações de liderança.

Aprenda muito mais no Estudo de Caso

“O varejo da moda demorou para entender a revolução do Big Data e mais ainda do small data. Estamos saindo da muita informação para a microinformação”.

Confira o que mais você vai aprender no Estudo de Caso de Richard Stad:

  1. Posicionamento de mercado;
  2. Estratégia de pricing e rebranding;
  3. Cuidados ao executar uma estratégia de expansão;
  4. Como diversificar a oferta de produtos;
  5. Diferenças entre Small Data e Big Data e como promover uma gestão mais integrada com base nesses dados;
  6. Quais as principais ferramentas usadas no marketing digital;
  7. Estratégia de customer success;
  8. Como a estratégia de conteúdo pode estreitar a relação do consumidor;

E diversos outros tópicos.

O marketplace também é um tópico para entrada de novas categorias de produtos da marca. Trata-se de um belo laboratório para entender o que o consumidor está buscando, segmentando como oportunidades.
Richard Stad sabe que a companhia seguir sozinha sua jornada não é um problema para consolidar os próximos passos.

Tecido a Ousadia com Richard Stad: Conheça a trajetória do CEO da Aramis.

Se você gostou do conteúdo, assine nossa Newsletter e receba mais materiais sobre o incrível mundo do empreendedorismo.