Que tal turbinar seu negócio com estratégias de vendas poderosas? Aprenda agora mesmo com as dicas de especialistas do meuSucesso e otimize seus resultados.


Já não é de agora: com cada vez mais frequência, as estratégias de vendas focam não apenas no produto ou serviço oferecido, mas na experiência de compra e do consumidor.

Os métodos de abordagem, convencimento e efetivação da venda, desde o momento em que o cliente entra em uma loja – física ou virtual -, exigem uma nova experiência entregue, que, por sua vez, é proporcionada pelo site em que navega ou pelo vendedor que o aborda.

Essas experiências se tornam essenciais na influência para finalização ou não da compra, e as maneiras de oferecer modos diferentes de vivência no ato de adquirir algo mudam de acordo com o contexto do mundo.

Continue a leitura e acompanhe as dicas que vão te trazer estratégias de vendas essenciais para o seu negócio.
Boa leitura!

10 Estratégias que melhoram suas vendas.

Enquanto você está lendo este artigo, milhares de pessoas estão criando novas tecnologias e meios de comunicação que, antigamente, só víamos em filmes futuristas.

Com a velocidade que tudo acontece ao nosso redor, aumentam, também, as possibilidades de compras. E, claro, o meuSucesso vai te ajudar.

Continue sua leitura e confira 10 estratégias de venda para potencializar seus resultados:

1. Conheça seu cliente e adapte-se a ele.

Já falamos aqui no blog sobre a importância do Big Data e do Small Data, e a primeira dica prova sua relevância.

Desde sempre conhecer o perfil do público-alvo é importante, mas tem se tornado cada vez mais essencial para fazer uma abordagem certeira.
A qualidade de prestar atenção ao comportamento do consumidor é típica de um bom empreendedor, que se adapta às reais necessidades do cliente.

No contexto do e-commerce, por exemplo, é preciso oferecer uma navegação prática, com o mínimo de cliques possíveis até o carrinho, e uma prática conexão com as diversas formas de pagamento disponíveis hoje em dia. Além disso, é importante escolher uma plataforma profissional, com funil de vendas, público segmentado, atendimento através de chat online ou uma comunicação direta através de WhatsApp.

Essas pequenas ações certamente irão facilitar a experiência para um número maior de consumidores.

2. Adote um sistema de avaliação imediata.

Não se pode negar: vendas virtuais são indispensáveis. Por isso, invista em um bom atendimento ao cliente, personalizando o atendimento de acordo com o produto oferecido. Por exemplo: se seu produto é moda, disponibilize um stylist; se maquiagem, um maquiador, e assim por diante.

Nas lojas físicas, esse tipo de abordagem também é relevante, pois as avaliações – feitas às vezes segundo após a compra – dão credibilidade à marca. Ter um profissional da área para conversar com o cliente e fazer recomendações específicas para suas necessidades ainda é uma estratégia que faz o cliente se sentir bem, aumentando a probabilidade de ele voltar.

3. Disponibilize testes de produtos.

Se o cliente entra em sua loja e quer comprar, mas tem dúvidas, uma forma de convencimento pode ser a realização de testes do produto, pois eles ajudam a identificar a personalidade do cliente.

Essa conexão inicial normalmente facilita a vida do vendedor na hora de fazer recomendações e sugerir outros produtos ou serviços.

4. Ofereça benefícios e não características.

Confira a dica do especialista Raúl Candeloro, responsável pelo Instituto Venda Mais: “Apresente as características somente quando o cliente expressar claramente que existem certos padrões e normas que devem ser seguidos ou respeitados”, afirma.

Apresentar características sem questionamento do cliente é dar abertura para objeções.

5. Personalize ofertas.

No ato da venda, procure sempre extrair do cliente suas preferências, interagindo com eles, por meio de questionários ou mensagens enviadas através de aplicativos no celular. Assim, além de criar um banco de dados para personalizar ofertas e recomendações, com produtos que realmente tenham a ver com os gostos, personalidade e necessidades de seus consumidores, você ainda torna a comunicação mais próxima.

6. Não apresente, entreviste.

Outra dica valiosa de Raúl Candeloro: “Se o seu serviço ou produto não pode resolver os problemas do cliente, não existe nenhuma razão válida para ele estar lhe dando sua atenção”, ratifica.

Grandes vendas giram em torno dos problemas do comprador e, dessa forma, é preciso fazer perguntas que tragam os problemas do cliente à tona para encontrar as soluções que, às vezes, ele nem sabe que precisa.

7. Utilize a tecnologia para se aproximar do cliente.

Seja seu negócio online ou não, é essencial adotar uma política de mídias sociais como estratégias de vendas e marketing.

Hoje, todas as marcas se posicionam através desse canal, se tornando fundamental para manter um relacionamento duradouro com o cliente – principalmente se ele for muito conectado.

Crie uma via direta de acesso ao produto ou serviço oferecido.

8. Invista em técnicas de comunicação.

Pode parecer clichê, mas é preciso dizer: o vendedor que sabe se expressar melhor, relacionando-se com o cliente de forma diferenciada e usando sua linguagem verbal e corporal adequada, geralmente é o que consegue finalizar mais compras.

Procure desenvolver habilidades de comunicação.

Leia mais: O que são soft skills e qual é sua importância atualmente?

9. Seja ético.

Ética é um fator indispensável para manter a conversa com o cliente da forma mais sincera e genuína possível.

Manter  comprometimento e honestidade inclui oferecer apenas o que você realmente acha que o cliente precisa. É preciso acreditar no produto e não aumentar vantagens sobre ele.

Pode ter certeza que, dessa forma, o consumidor valoriza o vendedor, que é autêntico e não tenta lhe vender algo que não caia bem ou não lhe agrade.
Acredite: no longo prazo, esse valor é mais importante do que um sucesso imediato.

10. Mantenha o foco.

Você pode chegar aonde deseja, basta traçar uma meta e seguir o caminho mais certo para prospecção, vendas e fidelização dos seus clientes.

Hoje, se você se dedicar 100% a entregar soluções aos consumidores, aproveitando todo o tempo de trabalho para investir em suas estratégias de vendas e formas de expansão e personalização, você vai se tornar o diferencial da marca.

Afinal, quem não gosta de se sentir seguro e confortável na hora de adquirir algo, não é mesmo?

Se você gostou do conteúdo, assine nossa Newsletter e receba mais materiais sobre o incrível mundo do empreendedorismo.