Professor Francisco Rodrigues Gomes fala sobre o tema


Toda organização é composta por um conjunto de atividades que têm como objetivo final a satisfação do cliente. Muitas vezes, no entanto, esse processo é longo, complexo e cheio de meandros, o que torna seu controle um tanto mais complicado. Se a empresa não estiver preparada para dar conta de todas as demandas, pode se complicar.

Na FirstClass desta semana, o meuSucesso.com trouxe o professor Francisco Rodrigues Gomes, que ensina as disciplinas de estratégia, empreendedorismo e marketing na FAAP, para desmistificar alguns assuntos que envolvem a cadeia de valor de um negócio.

Gomes nos lembra que essa cadeia é uma sequência de atividades que projeta, produz, vende e entrega algo, sendo essa uma ideia desenvolvida especialmente por Michael Porter. Todas as atividades começam com a transformação das matérias-primas em bens de consumo. 

Nesse momento, temos as atividades primárias, que além de incluírem os serviços de pós-venda, compreendem a criação, transferência e venda dos produtos (logística, marketing, operações e suporte) e as atividades de apoio, como os trabalhos de Recursos Humanos, desenvolvimento de produtos, infraestrutura e compras).

A partir dessas atividades básicas, o professor monta um diagrama da cadeia de valor que você pode aplicar no seu negócio e compreender o funcionamento completo dele. O importante nesse diagrama são os resultados que observamos no valor para o cliente. Lembrando que as cadeias de valor devem ser baseadas no tipo de organização (se ela é de fabricação, serviço ou ambos). 

Gomes explica que a análise da cadeia de valor é utilizada para identificar fontes de vantagem competitiva. Especificamente, encontrar vantagens no custo e diferenciação de serviços. 

“Ao analisar a sua cadeia de valor, você pode encontrar onde é possível melhorar e ganhar, seja do ponto de vista de custos – construir um produto ou serviço com custo menor – ou colocar uma diferenciação dentro desse produto ou serviço.

Veja a íntegra da aula: https://meusucesso.com/conhecimento/cursar/first-class-15/?aula=184

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.