Conheça mais sobre a jornada do cliente e as tendências de mercado em um mundo omnichannel


Quem quer vender bem deve ficar de olho no comportamento dos seus consumidores. Oferecer abordagens de vendas multicanal e proporcionar uma experiência de compra consistente ao cliente é quase que uma obrigação das empresas nos dias de hoje.

É disso que trata o Omnichannel. Essa tendência integra vendedores, loja física, e-commerce e redes sociais para promover os seus produtos e oferecer um tratamento mais completo e adequado ao cliente.

Recentemente, o próprio Google publicou um estudo que demonstra a importância dessa tendência no mercado de smartphones. No entanto, os resultados obtidos pela companhia podem ser aplicados em qualquer setor e/ou produto.

De acordo com o estudo, apesar de boa parte dos consumidores concluírem suas compras em lojas físicas, a maioria deles passam por diversas etapas online antes de finalizar o negócio.

A expectativa é que o e-commerce do Brasil cresça cerca de 12,4% por ano até 2021. No setor de telefonia inteligente, o resultado está mais avançado: quase metade das compras de smartphones já são feitas pela internet.

Segundo a empresa, 78% dos consumidores utilizam o Google para pesquisar diferentes modelos de smartphones, 72% comparam preços e 66% acessam a plataforma na busca de informações técnicas.

O resultado também aponta um dado curioso sobre o comércio de smartphones na internet – que na prática funciona para qualquer outro produto: ao final de tudo, o papel da loja física é apenas entregar o produto ao consumidor e receber o pagamento. Sim, o consumidor moderno já vai até a loja com todas as informações sobre os produtos de seu interesse. E a tendência é que isso só aumente.

Mas, o que as marcas podem fazer para aproveitar melhor as oportunidades online?

O estudo aponta que a melhor alternativa é mesmo pensar omnichannel. Ou seja, empresas que estão presentes fortemente em etapas online influenciam a decisão de compra do cliente no mundo físico. Então, quanto maior a presença no meio digital, maior a chance de venda no meio físico. Portanto, quem investe no meio digital obtém resultados favoráveis tanto pela influência no comércio físico, quanto pelas vendas nos e-commerces.

Os dados foram divulgados em um dos sites do Google, o Think With Google. O estudo Touchpoint Analysis Online foi elaborado pela Kantar Millward Brown, empresa inglesa de pesquisa de mercado, insights e consultoria, em parceria com o Google.

Infográfico do Google sobre a importância de Omnichannel