Social Selling Index (SSI) – você sabe o que é e como usar?

29/05/2019 • por meuSucesso .com

Se você trabalha com venda social, deve saber que o Linkedin tem uma forma de mensurar o sucesso dos seus ativos de venda, e essa métrica se chama SSI – social selling index. Como está o seu SSI?

Antes de conhecermos mais a fundo o que é SSI, Social Selling Index, é preciso saber do que se trata o social selling, ou seja, a venda social, digitial. A tecnologia avança a passos largos diariamente e novos conceitos, ideias e estratégias são lançadas nesse mercado veloz de internet. Estar atento a tudo e acompanhar as novidades não é tarefa simples, mas é possível buscar esse conhecimento pelo mesmo meio onde ele acontece: a internet! E é por isso que você está aqui, não é mesmo?

 

O que é Social Selling

Social Selling é um método de vendas modernas baseado no uso das redes sociais para criar relacionamentos de negócios com as pessoas certas, foi criado para apoiar estratégias de engajamento, comunicação do valor de produtos e soluções para o mercado.

Além disso, é uma maneira nova de desenvolver relacionamentos significativos com clientes em potencial que mantêm sua marca, em primeiro plano no radar do cliente. Social Selling É usar ferramentas sociais para participar das estratégias de construção de relacionamento que sempre foram a base dos profissionais de vendas.

Os profissionais do mercado B2B – empresa para empresa, são os que mais têm aproveitado as vantagens desse novo modelo de vendas.  Atualmente, estima-se que mais da metade dos compradores B2B usam as redes sociais para saber mais sobre um fornecedor, lendo inclusive diversos conteúdos antes de tomar uma decisão.

 

As vantagens de iniciar as vendas sociais (social selling)

  • Se você não quiser, não precisa fazer mais ligações frias (cold calling);
  • Não precisará enviar e-mails que não sejam diretamente para o tomador de decisão ou influenciador;
  • A prospecção acontece 24 horas mesmo que você não esteja em seu escritório;
  • Passa a ser reconhecido como líder e novos clientes passam a te procurar;
  • Você se torna reconhecido pelo cliente no hall do prédio antes da reunião pois seu nome chega antes.

 

SSI Social Selling Index, o que é?

O Linkedin criou uma métrica com o objetivo de mensurar o sucesso dos seus ativos de venda, e essa métrica se chama SSI – social selling index. A partir disso,  é possível mensurar o trabalho que está sendo realizado, com o intuito de otimizar o processo de vendas e também acelerar o estágio do seu público na jornada de compra.  Trata-se de uma ferramenta gratutita a todos que têm uma conta no Linkedin. Claro, existem, também, outras ferramentas mais avançadas da rede social como o Sales Navigtor, Everyonsocial e o Hootsuite, que facilitam a adoção das práticas de vendas digitais e sociais.

O SSI traz informações como a evolução do seu esforço de vendas sociais semanal, seu posicionamento no ranking, e de toda a equipe..Para analisar o seu SSI, basta clicar aqui. Encontrará de imediato uma análise da sua atividade no Linkedin, dividida em quatro áreas: a capacidade de estabelecer uma marca profissional, de encontrar as pessoas certas, de se envolver e de construir relacionamentos.

Esta ferramenta é valiosa para todos aqueles que trabalham na área comercial ou com vendas. A medição dos diferentes SSI de cada membro da equipa permite avaliar de imediato a evolução das habilidades comerciais individuais e perspetivar as suas progressões.

De 0 a 100, o SSI mede a sua capacidade de se 'vender' no LinkedIn, avaliando a eficácia da sua atividade nesta rede social. No ranking geral, os usuários do LinkedIn no Brasil têm pontuação entre 30 a 35 de 100. O ideal é que este índice seja acompanhado, considerando perfis de outros ranqueados dentro do mesmo setor. Um ótimo resultado é obter um índice acima de 60 de 100. Neste caso, certamente o usuário estará pronto para ser um Social Seller (ou um Vendedor nas Redes Sociais).

 

Os 4 pilares do social selling

O LinkedIn tornou-se a principal ferramenta utilizada por equipes de vendas em suas estratégias de social selling — principalmente em negócios B2B. O escore SSI foi projetado para ajudar o usuário a ganhar visibilidade na atividade da empresa, ajudar a equipe de vendas a descobrir novas oportunidades e permitir que você avalie sua pontuação contra seus concorrentes.

A venda social efetiva deve ser um subproduto da assistência que você oferece ao seu público. Resolva pontos de dor e crie relacionamentos confiáveis genuínos, e você deve ver o sucesso das vendas. Existem 4 pilares que são fundamentais para que profissionais e empresas tenham sucesso em suas vendas sociais.

  1. Estabeleça a sua marca profissional/pessoal;
  2. Localize as pessoas certas;
  3. Interaja oferecendo insights;
  4. Cultive relacionamentos.

 

Como aumentar minha classificação SSI?

O SSI analisa não só a quantidade de contactos que você adiciona, mas também sua interação, como o que você compartilha, seus comentários, as competências que atualiza e as visualizações que obtém. Quanto mais relevante a sua atividade, maior será a sua pontuação.

  • Envolva-se todos os dias. Crie uma rotina, com um determinado tempo por dia designado para isso, você consegue se organizar para curtir e comentar e compartilhar conteúdo relevante da rede.
  • Compartilhar. Nutra sua página com conteúdo relevante. Posicione-se como um especialista ao compartilhar conteúdos específicos e notícias relacionadas.
  • Alcançar. Busque ativamente o envolvimento com sua comunidade. Comente sobre atualizações de status relevantes, discussões, mas busque resolver problemas sem ficar se vendendo.
  • Junte-se a grupos. Junte-se e participe ativamente de grupos de discussão de nicho. Use as dicas do grupo do LinkedIn se você não tiver certeza de como começar.
  • Use o InMail. Envie mensagens e responda as mensagens. Quanto mais, melhor.
  • Construa conexões. Conecte-se e siga os potenciais clientes, clientes atuais e concorrentes para construir sua comunidade.

 

Por que o LinkedIn é uma boa ferramenta para prospectar clientes?

  1. É uma rede profissional, com muito foco para negócios – totalmente diferente das demais (Facebook, Instagram) em razão da diversidade de informações e dos conteúdos não dirigidos.
  2. Os clientes em potencial demonstram diariamente suas dificuldades, suas dores, seus desejos profissionais. Por isso, é muito estratégico ouvir/ler, entender e agir. O LinkedIn é a única rede que fornece tamanha proporção de dados.
  3. O LinkedIn monta um histórico importante de perfil profissional, o que transmite credibilidade quando há a indicação de outros profissionais, aportados com depoimentos e recomendações.
  4. É a maior ferramenta de networking profissional disponível hoje em dia. Os resultados são ótimos para quem se aprofunda e aprende como usá-la.

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

 

 

 

 

Comentários