A aula online contou com a presença de Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora


Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, participou nesta segunda-feira, dia 03, do LiveClass “Uma nova maneira de fazer negócios: O empreendedorismo para todos”. A aula durou cerca de 1h10 e marcou a estreia como apresentadora de Alice Salvo Sosnowski, líder de conteúdos pedagógicos do meuSucesso.

Ana ressaltou que o Brasil é o 3º país com o maior número de empresas e que mais de 27 milhões de pessoas estão envolvidas em um negócio. “Empreender é inclusivo e não tem idade, escolaridade, classe social, cor ou sexo para quem quer começar um negócio. Muitas crianças começam a empreender, estimuladas pelos pais, e fazem sucesso com suas ideias”.

A empresária mencionou a inserção das mulheres no ambiente empreendedor, que cada vez é mais presente, e não deixou de ressaltar os problemas culturais e estratégicos que dificultam a profissionalização de alguns empreendedores, além de inviabilizar diversos negócios. “Para o Brasil se tornar um país mais empreendedor precisamos melhorar nossa capacidade de se comunicar com outros países. É preciso investir em ensino de línguas, como o inglês, porque é algo que leva tempo, além de necessitar dedicação”.

Ana explicou que atualmente as pessoas procuram saber mais e obter informações antes de empreender. “Antigamente, comprava-se um comércio somente porque era um local onde muita gente passava. Hoje, analisamos melhor essas situações antes de investir em um negócio”.

Participação especial

Flávio Augusto da Silva, dono do blog Geração de Valor e do time de futebol Orlando City, participou diretamente de Lisboa do LiveClass. Com o intuito de acrescentar conteúdo prático à aula de Ana, o empresário ressaltou os três passos básicos para empreender: visão, coragem e competência.

De acordo com Flávio, é importante ter visão e sempre pensar diferente da maioria – é necessário questionar o que já está consolidado. Já a coragem vem da ambição de querer mudar (por exemplo, de classe social) e está relacionada à adversidade. A competência do empreendedor fica visível no ambiente de trabalho e na forma como ele se relaciona e conduz sua equipe.

O LiveClass é um programa produzido pelo meuSucesso.com aberto não apenas para alunos mas para todo o público que está interessado em saber mais sobre o universo empreendedor. 

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.