Uma das dicas que o próprio Google dá as empresas é que os vídeos sempre contenham perguntas em suas descrições para aumentar o engajamento


Com a maior agilidade na produção visual e com a cobrança dos consumidores por mais materiais em vídeos, os mercados foram obrigados a adaptar o conteúdo em marketing para os 'frames em movimento', garantindo mais variedade ao conteúdo e ganhando novas possibilidades para mostrar produtos e conquistar o público e assim surgiu o conceito de "vídeo marketing".

Agora, o principal desafio é transformar as visualizações em conversões, algo que pode ser melhorado com a tomada de algumas atitudes simples no planejamento, execução e divulgação das peças.

Confira abaixo algumas dicas para melhorar os resultados das conversões através das visualizações de vídeos do seu negócio, elaboradas pelo blog de negócios e empreendedorismo do Google.

1. Gerando leads

Inicialmente é preciso pensar nos canais online como plataformas de mídias sociais, tal como Facebook, Instagram e o YouTube, principal canal de vídeos da internet. Portanto, maximizar a quantidade de seguidores, compartilhamentos, curtidas e comentários é algo necessário. Isso pode ser feito através do diálogo e da interação com seu público. Portanto, a dica dada pelo Google é que os vídeos contenham, por exemplo, perguntas — assim os usuários poderão respondê-las nos comentários, gerando engajamento e mais interesse. Isso pode ser feito no vídeo, no campo de descrição do vídeo ou até nos comentários da publicação. Nas respostas, é importante ter alguma interação da empresa de volta, demonstrando que ela está atenta aos comentários e a participação do público.

2. Crie conexões de longa duração

Os vídeos que mais geram engajamento nas redes são os com temáticas relevantes para o momento e/ou com conteúdo humorístico. Portanto, aposte neles.

Outra dica da empresa norte-americana é garantir que seu o público assine o canal (seja no YouTube ou em outra rede social) para receber as notificações de novos conteúdos. Isso pode ser feito através de um pedido por áudio no próprio vídeo ou por ferramentas das redes sociais.

"O YouTube, por exemplo, permite que você coloque seu logo ou uma marca d'água nos vídeos. Eles funcionam como um botão de cadastro rápido e ficam visíveis ao longo do conteúdo permitindo que os espectadores assinem o canal automaticamente a qualquer momento", orienta a empresa em seu blog.

Um call-to-action nos vídeos também é uma saída muito utilizada por quem quer conseguir mais assinantes nos canais do YouTube.

3. Convertendo espectadores em clientes

De acordo com o Google, uma das melhores maneiras de se encaminhar espectadores aos produtos se dá através de links (URLs) encurtados na descrição do vídeo. Esse link pode oferecer mais informações sobre o produto ao futuro cliente ou já levá-lo ao local de venda do mesmo, como um e-commerce ou endereço de loja física.

Outra boa opção, ainda segundo o Google, é levar o usuário até o download de apps para o seu aparelho, possibilitando assim uma experiência completa sobre o produto ou serviço, sem oferecer links diretos demais e repletos de preços. Afinal, conquistar o cliente ao mostrar um bom produto é primordial no processo para só então levá-lo até o local de compra. Para isso, coloque links no início da descrição do vídeo para que assim eles estejam visíveis antes do "mostrar mais" (caso o vídeo esteja publicado no YouTube).  Outra dica do Google é acompanhar o desempenho dos links através da implementação de parâmetros UTM (Urchin Tracking Module), criando URLs customizadas por meio do Google Analytics.

No YouTube, a dica é aproveitar bem o espaço de cartões e telas finais, que ficam disponíveis temporariamente ao final do vídeo. Neles, você pode usar imagens e texto para incentivar o espectador a visitar o site do produto/serviço. Atitudes simples como as citadas acima podem dar um upgrade em seus vídeos e aumentar o número de conversões para o seu negócio.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.