Marketing

5 conceitos para Vencer com Vídeo Marketing - por Will Fernandes

6/08/2015 • por Will Fernandes

O colunista Will Fernandes conta como a estratégia e o foco em vídeo é essencial para quem quer crescer no meio digital

Eu participei recentemente de uma reunião com um alto executivo na área de educação aqui da Ásia. Ele me perguntou o seguinte: se eu só pudesse investir em uma única estratégia de marketing hoje, qual seria? Eu respondi sem hesitar: vídeo.  

Vídeo hoje é, sem dúvida, a melhor e mais importante estratégia de marketing.  Seja o vídeo no YouTube, Facebook, Twitter, Vimeo, Wistia ou qualquer outra plataforma. Atualmente, empresas que investem em vídeos têm uma grande vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. O vídeo na internet tem expandido agressivamente e, hoje, é uma ferramenta chave para todas as plataformas. Por exemplo: o Facebook tem os vídeos mais assistidos na internet, o Snapchat tem bilhões de minutos assistidos e os vídeos do Twitter já têm milhares de views. Essas são empresas que há 18 meses atrás não tinham uma plataforma de vídeo robusta, mas hoje são potências mundiais em vídeo.  

Talvez você esteja inseguro para investir em vídeo, mas não se preocupe pois eu vou compartilhar 5 conceitos para vencer com vídeo marketing.  

Conceito 1 – Seja Criativo e não se preocupe com o Formato 

Não existe uma fórmula certa para produção de vídeo que funcione para todo mundo. Já vi vídeos de 5 minutos que atraem muitos views e vídeos de 50 minutos que atraem tanto quanto. O importante é você ter uma narrativa forte. Se pergunte: esse vídeo tem uma história que vale a pena ver? Foque na história do vídeo, conte algo novo, surpreenda seus clientes com algo interessante. Uma boa história tem tudo para dar certo em qualquer formato.  

Conceito 2 – Esqueça a palavra "Viral" 

Tenho certeza que você já ouviu falar desse ou daquele vídeo que “viralizou” na internet e agora os criadores/participantes desse vídeo são convidados para entrevistas na mídia. A verdade é que esses vídeos virais nem sempre têm vida longa ou conseguem gerar vendas. O seu vídeo em primeiro lugar precisa ser visto pelas pessoas certas. Foque em agradar, informar e entreter os seus clientes e stakeholders, pois o sucesso vai estar na qualidade e não na quantidade. Claro que se vier uma super exposição é um bonus, mas o foco tem que ser no seu público alvo, sempre.  

Conceito 3 – Internet é a nova TV 

Eu gosto de TV e respeito quem investe nessa plataforma, mas hoje é um fato comprovado que a internet te dá mais ferramentas para promover e monitorar o seu vídeo. Vejo empresas investindo menos nos vídeos online pois é “apenas para o website” e “não é um comercial no Jornal Nacional”, mas se engana quem pensa assim. Hoje, o Facebook tem 4 bilhões de acessos nos vídeos por dia, sim por dia! Que emissora do mundo tem 4 bilhões de vídeos vistos todos os dias? Nenhuma. Para o vídeo marketing a internet é mais importante do que a TV e o seu vídeo online merece toda a atenção e o investimento necessário.

Conceito 4 – Seja Regular 

A cada 1 minuto, 300 horas de conteúdo são inseridos no YouTube. Mesmo que seus vídeos sejam disponibilizados apenas no seu website eles precisam ser atualizados. Um vídeo novo a cada Copa do Mundo não é suficiente. Vídeos em série devem ser atualizados semanalmente ou mensalmente e vídeos corporativos devem ser atualizados pelo menos uma vez por ano.   

Conceito 5 – Boca-a-boca Online  

As mídias socias funcionam como o seu boca-a-boca. Procure personalizar o vídeo para cada plataforma. Por exemplo: o Twitter só aceita 30 segundos, faça uma edição especial para o Twitter; o Instagram só aceita 15 segundos, faça uma edição especial para o Instagram. O seu vídeo pode servir para mais de uma plataforma, como no caso do Facebook e do YouTube, mas quando possível personalize seu conteúdo para cada plataforma. O mais importante quando for promover o seu vídeo é encontrar formas de promoção dentro do seu público alvo. É sempre melhor se aprofundar no seu segmento do que abranger segmentos que não fazem parte do seu público alvo.    

A Cisco, empresa de tecnologia, acredita que até 2019 mais de 80% de todo o tráfico da internet vai ser para ver vídeos. Isso significa que os vídeos serão cada vez mais o foco da atenção do mundo. Por isso, não deixe a sua empresa de fora, invista em vídeo hoje. 

“Nada é fácil. Tudo é possível. Comece pequeno e sonhe grande” - Flávio Augusto da Silva 

Quais são os seus insights?

 

Comentários

Quem escreve

Will Fernandes

Diretor em North Vzon

Will Fernandes é empreendedor na área de Marketing Digital em Sydney, Austrália. Will trabalha com PME's, Governos locais e empresas Fortune 500. Will presta consultoria de marketing digital, Pro-Bono, para ONGs e Institutos focados no meio-ambiente, assistência social e erradicação da pobreza.

POR Will Fernandes

Quando o Facebook vai morrer?

2 0
POR Will Fernandes

Quando as empresas fazem greve

0 0

Mais Colunas