Afinal, quais são os diferenciais da marca Mãe Terra que conquistou milhares de pessoas e fez a empresa ser referência em alimentação saudável


Todo negócio possui diferenciais que o fizeram prosperar e se destacar. Muitas vezes pode ser a marca forte e bem planejada, a estratégia de captação de clientes até coisas mais sutis como a atenção aos detalhes da embalagem do produto.

O Estudo de Caso de Alexandre Borges, CEO da Mãe Terra, traz um pouco dos diferenciais da marca que, hoje, possui mais de 300 colaboradores e fatura mais de R$ 100 milhões. Ao logo dos mais de 10 anos que Alexandre está no comando – em 2007, o empreendedor comprou a empresa e seguiu adiante com o propósito e legado da empresa – foi preciso trabalhar diversos pontos para fazer o negócio prosperar e ganhar espaço. No terceiro episódio do case, você confere um pouco mais do fez a empresa prosperar.

Abaixo, separamos diversas das competências e diferenciais do negócio.

Branding Consciente

O Branding Consciente, como falamos neste Guia sobre o Capitalismo Consciente, é ter uma marca que vá além de um quadro bonito na parede, mas que tenha uma verdade por trás, que represente o propósito e o significado da marca.

Uma marca que está afinada ao conceito de sustentabilidade consegue ser percebida pelos seus consumidores ou público de interesse não somente pelos benefícios que seu produto ou serviço geram, que é a parte material do que é oferecido, mas também pelas crenças, princípios e atitude – esse lado é mais subjetivo, imaterial, que define o caráter, personalidade e o jeito de ser do negócio.

Podemos ver isso bem claramente em diversas ações do negócio, como por exemplo, o cuidado com os insumos naturais e orgânicos do negócio, a atenção com a embalagem chamativa (que demonstra todo um estudo de design e marca) como com as informações fornecidas, entre outros detalhes. O olhar para dentro do negócio também demonstra o cuidado do “branding consciente”. Toda segunda-feira, a empresa estimula os funcionários a não comer carne, fornecendo diferentes alimentos que substituem a carne no refeitório.

É importante ressaltar também os 7 princípios da Mãe Terra que influenciam totalmente no seu posicionamento de marca e estratégia de negócio. Eles são:

  1. Integrais de verdade e menos processados.
  2. Orgânicos, sempre que possível.
  3. Com ingredientes da biodiversidade brasileira.
  4. Privilegiando pequenos agricultores locais.
  5. Livres de pozinhos artificiais.
  6. Livres de transgênicos.
  7. Feitos com sabor e afeto.

Alçando voos altos e indo atrás de parcerias

Algo bem importante para a Mãe Terra foi o seu olhar para possíveis parceiros que poderiam ganhar ao se aliar com uma empresa responsável e com um valor sustentável tão forte que iria refletir positivamente nos dois negócios: a marca de Alexandre iria se perenizar, ter uma presença mais forte entre outros públicos e, por outro lado, a empresa parceira iria oferecer produtos e iriam distribuir isso aos seus clientes.

Em 2016, a Gol Linhas Aéreas procurou a marca e propôs a inclusão de mais uma opção gratuita no serviço de bordo dos voos domésticos, os mini cookies integrais e orgânicos da Mãe Terra. Foi a oportunidade de expandir o alcance e visibilidade do negócio para milhares de pessoas. No mesmo ano, a empresa lançou uma linha de produtos em parceria com a Bela Gil, que é referência em alimentação saudável, e apresentadora do programa “Vida Mais Bela” e o “Bela Cozinha”, sucesso de audiência do canal GNT.

Insights de Alexandre Borges

Abaixo, separamos frases inspiradoras de Alexandre Borges, que ele comentou durante a entrevista e bate-papo com o CEO do meuSucesso.com, Sandro Magaldi.

“Propósito atrai talentos, mas só isso não adianta. Precisa ter talentos para ter lucro e remunerá-los de acordo”.

“Branding é muito legal, mas é perigoso. Ele pode virar um quadro bonito de reunião, mas não ser uma verdade dentro da empresa”.

“Estamos em um momento da sociedade em que precisamos descobrir o que é um lucro saudável ou sustentável”.

“O ecossistema corporativo é darwiniano. Você tem que se adaptar, ter lucro, senão o mercado te engole”.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.