Product/market fit pode ser definido como um produto que satisfaz a real necessidade do mercado na qual você está inserido


Product/market fit pode ser definido como um produto que satisfaz a real necessidade do mercado na qual você está inserido. O termo foi criado pelo fundador da Netscape Marc Andreessen. Segundo ele, três fatores decidem se uma startup vai ou não dar certo: produto, mercado e equipe.

Andreessen, que atualmente é investidor no Vale do Silício, acredita que se o mercado é verdadeiramente grande ele precisa de um produto que resolva seus problemas. Se não há um mercado grande, de nada adianta uma equipe qualificada ou um produto bem feito, pois não há consumidores suficientes para uma boa comercialização.

Por isso é essencial desenvolver um Minimum Viable Product (MVP) de início e, em consequência, aplicar os demais ensinamentos do Product Market Fit no cotidiano da empresa.

Por que isso é importante para o meu negócio?

A ausência de um product-market fit geralmente demonstra que a empresa está oferecendo um produto errado para o mercado errado. Por isso, caso o empresário perceba que suas vendas estão sendo feitas de modo forçado e se há dificuldades para tracionar a receita, é necessário reexaminar o mercado e os produtos, visando oferecer uma compra mais adequada.

Para isso, é necessário investigar sobre a frequência do uso do produto pelo cliente, a dificuldade para vender o seu produto, a possível perda do seu cliente para a concorrência e a atividade ou inatividade dos seus funcionários em horário de atendimento. Questões como essas são essenciais para descobrir se há ou não um product-market fit.

Caso a resposta seja positiva, os sinais são claros: reações espontâneas e favoráveis —

quando os clientes elogiam naturalmente o produto; frequência de vendas — quando a recorrência e a frequência na utilização do produto é alta; e por fim, uma baixa taxa de cancelamento — quando as devoluções estão em níveis aceitáveis ou em processo de diminuição.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.