O primeiro episódio do Estudo de Caso de Caito Maia revela a veia empreendedora e as decisões do empreendedor



A origem determina muita coisa nas nossas vidas. De onde viemos, a cidade que nascemos, o tipo de criação que tivemos. Tudo isso é essencial para formar o caráter e ter uma pequena influência em nossa personalidade e atitudes. Quando empreendemos, a nossa essência, paixão e gostos influenciam a trajetória e o caminho que percorremos.

Nesta semana, o meuSucesso.com lançou o Estudo de Caso de Caito Maia, fundador da Chilli Beans, uma das maiores marcas de óculos do mundo, e explorou a veia empreendedora, as escolhas e a história do empresário brasileiro que fatura R$ 500 milhões por ano e gera mais de 3.500 empregos diretos. O programa Insight explora em seis episódios semanais a história, desafios, fortalezas e dificuldades de empreendedores de sucesso.

Confira alguns dos insights que a equipe do meuSucesso.com separou sobre Caito Maia:

Infância e a relação com os pais

Caito Maia é uma mistura da Granja Viana, onde nasceu, com o bairro Jardins, da cidade de São Paulo, onde foi criado. O pai era músico e dava aulas de piano e possuía uma energia e carisma únicos que completavam o jeito da mãe, mais “pé no chão” e centrada. Essa mistura influenciou a personalidade de Caito que é disciplinado e ao mesmo tempo possui uma irreverência que é marca registrada da cultura da Chilli Beans.
Quando adolescente, Caito pesava 130 kg e em seis meses ele perdeu 50 kg. Segundo o empreendedor, nesse momento da sua vida foi essencial ter disciplina para seguir à risca a dieta.

A banda Las Ticas Tienen Fuego e a decisão de “investir na música ou não”

Caito Maia foi vocalista de conjunto de rock chamado Las Ticas Tienen Fuego, que, em 1996, chegou a ser indicado para uma das categorias do prêmio Video Music Brasil, da MTV. A banda também fez turnês pelo Brasil e chegou a negociar com a Sony Music. Porém, ele sentiu na pele que o caminho para se tornar um “rock star” nacional é mais difícil do que ele imaginava. “Você tem conta para pagar e começa a pesar as suas decisões e reflete: onde vai o meu futuro? Onde eu vou chegar com isso?”, comenta o empresário.

A venda de óculos e a criação da Blue Velvet

Caito viajava rotineiramente para os Estados Unidos, e teve um insight: comprar óculos e revender a mercadoria para amigos. O negócio foi tomando forma e ganhando visibilidade e foi aí que surgiu a Blue Velvet, uma atacadista de óculos. A empresa atingia boas vendas, mas não gerava fluxo de caixa, pagando à vista seus fornecedores e vendendo a prazo no atacado.  Bastou dois clientes não pagarem que a empresa se viu em apuros e faliu.
Ansioso para saber mais e descobrir como a Chilli Beans surgiu? No próximo episódio, você confere o quanto a falência da Blue Velvet impulsionou a criação da maior marca de óculos escuros da América Latina.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.