“Temos interesse em cursos não regulados que tenham impacto na empregabilidade. Estamos olhando para pós-graduação também. Queremos investir em novos empreendedores e trazê-los para a holding.” disse Flávio.


No mês de Junho a edtech Wiser Educação se tornou destaque nas notícias de mercado por ter adquirido a startup Conquer. Esse é um dos passos nos planos da Wiser se tornar a principal edtech do país.

Desde que decidiu vender o Orlando City, Flávio Augusto da Silva afirmou que seus investimentos seriam voltados para a área da Educação. E a promessa está sendo cumprida. Em entrevistas, Flávio confirmou que pretende investir cerca de 1 bilhão de reais no setor até 2024.

Mas vamos voltar um pouco e te explicar o “boom” das edtechs, o que é uma edtech de fato e como a Wiser tem se colocado à frente desse movimento.

O que é uma edtech?

Tudo mudou nos últimos 100 anos, mas a forma de aprender ainda era basicamente a mesma do último século. Claro, o modelo de ensino e a forma de ensinar podem até ter se atualizado. Mas o sistema, o processo de ensino, ainda era muito parecido com o que foi formulado no passado.

Porém, com o avanço tecnológico, se percebeu a possibilidade de mudar o sistema das pessoas aprenderem algo novo. Nesse ambiente, surgem as startups de educação, que misturavam o ensinar com tecnologia, dando espaço ao que conhecemos por edtechs (education + technology).

O termo edtech significa “tecnologia educacional” e começou nos EUA, quando empresas de tecnologia começaram a olhar para a Educação como uma possibilidade de negócio a ser investido e evoluído.

Essas startups identificaram os gaps do sistema de educação e começaram a trazer novidades no aprendizado. Aos poucos, surgiram elementos de gamificação (ensinar através de jogos e recompensas), realidade virtual, edutainment (educação + entretenimento), educação online, aulas “um a um”, sala invertida e muitas outras formas de inovar na forma de ensinar um conteúdo novo.

O “boom” das edtechs

A partir daí, no Brasil, centenas de startups começaram a surgir. Em 2013, já eram 108 edtechs, e em 2020 o número já chegava próximo à casa de 500. Isso mesmo: mais de 500 edtechs com o objetivo de quebrar o paradigma do ensino no Brasil e de mostrar outras formas de aprender. Com isso, surgiram os cursos livres, aqueles que não têm uma formação convencional, mas que agregam especializações que as instituições tradicionais não conseguem oferecer.

As edtechs nasceram da vontade de fazer diferente e de atender às necessidades das pessoas. Esse propósito se intensificou com a pandemia, onde o modelo tradicional de ensino teve muitas dificuldades em manter a qualidade de seu ensino. As edtechs não só conseguiram se manter como cresceram vertiginosamente. O caso da Conquer é emblemático: a edtech curitibana conseguiu, em 2020, um crescimento de 30 mil alunos para cerca de um milhão. 

Essa movimentação e vontade de crescer chamaram a atenção da Wiser, que foi uma empresa pioneira em unir educação com tecnologia em seu modelo de negócio e tem em seu portfólio marcas que se consolidaram nessa nova forma de ensinar. Vamos falar um pouquinho mais da Wiser Educação.

A empresa que quer se tornar uma edtech gigante 

Flávio Augusto fundou a Wise Up há 25 anos, e a escola de inglês rapidamente se tornou uma das líderes nacionais no ensino de idiomas. Essa trajetória de sucesso alçou Flávio ao posto de um dos principais empreendedores do país. 

Em 2013, Flávio decide vender a Wise Up para o Grupo Somos, numa negociação de mais de 800 milhões de reais. A partir daí, ele começa a investir em sua própria edtech com o nascimento do meuSucesso.com, em 2014. Flávio também comprou o Orlando City, clube de futebol da MLS. 

A criação da holding Wiser Educação ocorre em 2017, quando o grupo começa sua expansão e, no mesmo ano, ocorre a compra da rede de escolas de idiomas Number One. . Mesmo já possuindo produtos totalmente digitais, como o Wise Up Online e o meusucesso.com,  foi então que a Wiser oficializou seu DNA como empresa edtech. Já em 2020, o Power House também se torna uma plataforma online de educação. Conheça um pouco mais sobre cada marca da Wiser Educação. 

meuSucesso

Fundada em 2014, a plataforma tem como função principal desenvolver habilidades para empreendedores, intraempreendedores ou quem deseja começar a empreender. Seu formato é baseado em edutainment, contando a trajetória de sucesso de grandes empreendedores através de documentários com qualidade cinematográfica, aulas com especialistas e lives especiais. Ao todo, são mais de 40 Estudos de Caso com grandes nomes em mais de 500 horas de conteúdo exclusivo.

Wise Up Online

Em 2019, começou a segunda vertical da edtech, que inovou ao trazer a possibilidade de ter uma imersão na cultura americana no ambiente online, ensinando inglês para objetivos específicos (viajar, trabalhar etc.).

Power House Plus 

Conhecido por ser um dos maiores eventos sobre empreendedorismo da América Latina, o Power House se tornou uma plataforma que armazena os conteúdos ministrados nas 5 edições do evento e oferece aulas extras com o Power House Plus, em 2020. 

Number One 

A tradicional escola mineira de inglês também faz parte do portfólio de marcas com foco maior no ensino para crianças e adolescentes. 

Buzz Editora 

Outra marca de sucesso que faz parte da Wiser Educação é a Buzz. A publisher responsável por lançar grandes bestsellers como os livros “Geração de Valor”, “Seja F*da”, “Ponto de Inflexão”, “Pega a Visão”, “A Tríade do Tempo” e muitos outros. 

Conquer 

Recém-adquirida pela Wiser, a Conquer é focada no desenvolvimento de softskills, habilidades extremamente necessárias para o profissional do futuro. Milhares de alunos já passaram pelo curso de Inteligência Emocional da escola, um verdadeiro sucesso. 

Próximos passos da Wiser como edtech 

Quando Flávio Augusto surpreendeu o mundo do esporte com a venda do Orlando City no começo deste ano, foi apenas o primeiro passo para o futuro da Edtech Wiser. 

“Temos interesse em cursos não regulados que tenham impacto na empregabilidade. Estamos olhando para pós-graduação também. Queremos investir em novos empreendedores e trazê-los para a holding.” disse Flávio. 

A aquisição da Conquer foi apenas a primeira de muitas outras que virão. Flávio está com mais de 40 edtechs brasileiras no radar, analisando oportunidades de novas aquisições. O objetivo é claro: tornar a Wiser referência nessa nova forma de aprendizagem, além de causar um impacto ainda maior na vida das pessoas, com a transformação social através da Educação. 

A Wiser tem como propósito trazer um tipo de educação que gere valor. Atua em soluções robustas em tecnologia, tendo inovação como DNA para tomar decisões e evoluir. A ideia é mostrar que há outros caminhos e novas formas de aprender, desenvolvendo, evoluindo e transformando pessoas através da Educação.