Aprenda com Gustavo Caetano, fundador da empresa, como se posicionar no mercado digital



A história de Gustavo Caetano mostra, claramente, a influência das referências na trajetória de qualquer empreendedor. A história contada por sua avó, durante sua infância, a respeito do fracasso do promissor negócio de cortiça do avô foi muito marcante para Gustavo e se evidencia em toda sua trajetória empreendedora, sobretudo, na sua inquietude de evolução constante do negócio para não perder oportunidade de mercado e ficar obsoleto.

Desde muito jovem, Gustavo sempre demonstrou predisposição a empreender, mesmo não sendo essa sua perspectiva pessoal – ele vislumbrava ser um executivo bem-sucedido de uma grande e reconhecida empresa.

As primeiras lições como empreendedor

Sua primeira experiência empreendedora com o Hacker News já demonstrava sua inclinação para empreender. A conquista de um primeiro investimento para a evolução desse projeto – que acabou não ocorrendo devido a sua interrupção – já evidencia a capacidade de vendas e persuasão de Gustavo.

O primeiro investidor, Manoel Lemos, comenta que resolveu investir no projeto, pois “…ele me contou uma história que me convenceu”. Essa habilidade é um traço característico no perfil de Gustavo e está presente em toda sua trajetória.

O insucesso desse primeiro projeto lhe trouxe lições, porém não foi o suficiente para diminuir seu ímpeto empreendedor que iria se evidenciar mais adiante.

Como combater o MID: medo, incerteza e dúvida

Uma experiência muito marcante de Gustavo foi com a empresa-jovem da Universidade onde estudava. Ele soube aproveitar-se muito bem das lições que fortaleceram seu repertório. Foi dessa experiência que ele trouxe um expressivo ensinamento a respeito dos desafios de vender um produto ou serviço para grandes empresas quando seu negócio não estava estabelecido.

Sob essa ótica, as empresas concorrentes já estabelecidas no mercado, em sua estratégia comercial, baseiam sua ação no acrônimo M.I.D. que significa Medo; Incerteza e Dúvida.

Assim, essas organizações, que já têm imagem consolidada no mercado, se utilizam dessa perspectiva junto a seus clientes e prospects para lhes motivar a não buscar soluções de empresas concorrentes de menor expressão gerando uma percepção maior do risco da mudança.

Para combater essa visão, Gustavo preconiza que é necessário utilizar uma estratégia baseada em Endosso e Reputação. O Endosso pode ser oferecido ao citar clientes representativos em seu porfólio. Ou então, testemunhais de parceiros reconhecidos no mercado endossando sua qualidade.

Já a Reputação pode ser conquistada baseada em suas ações concretas e por meio de uma estratégia muito bem-sucedida realizada pelo Gustavo: relacionamento com imprensa. Na medida em que a empresa aparece em meios de comunicação respeitados ela conquista maior reputação e consegue ter uma percepção de mercado mais valiosa.

Essa estratégia faz muito sentido, sobretudo para empresas nascentes (startups) ou então para aquelas que estão iniciando sua jornada agora ou lançando soluções em novos mercados.

O que toda startup precisa saber ao iniciar o seu projeto do zero

Gustavo Caetano utiliza até hoje de forma evidente esses pilares para conquistar espaço em clientes relevantes concorrendo, de forma bem-sucedida, com empresas de porte muito maior que seu Grupo.

O surgimento da Samba Mobile apresenta características muito relevantes a qualquer empreendedor que inicia seu projeto do zero:

* O mapeamento de uma boa oportunidade de mercado
* A quebra de bloqueios mentais que podem gerar uma percepção de que existem obstáculos instransponíveis para viabilização da ideia
* A atitude de buscar parceiros fora do país mesmo não tendo nenhuma referência anterior ou conhecimento do segmento
* O compartilhamento da ideia com outros parceiros para preencher lacunas como no caso do auxílio dos professores da Universidade para elaboração do plano de negócios que foi apresentado ao parceiro Europeu
* O mapeamento de contatos úteis na Operadora que permitissem vender seu projeto
* A capacidade de vender o sonho para cativar investidores não formais que apostaram na ideia – e convenceram o pai do Gustavo a investir também
* A construção de uma ambiciosa visão de futuro que permitiu atrair outros colaboradores para o negócio quando ele ainda era muito pequeno

Zona de conforto: nunca entre lá

O sucesso do negócio inicial não deixou o Gustavo em uma zona de conforto. Mais uma vez evidencia-se a influência da história do avô, quando o empreendedor percebe que o negócio de celulares não tinha futuro promissor e era necessário encontrar outras frentes mais promissoras.

Esse exemplo prático mostra como sempre é requerido equilibrar o foco nas ações de curto prazo com a perspectiva futura da organização. Como o atual ambiente corporativo se modifica muito rapidamente, é necessário mapear as transformações previstas para obter um posicionamento de mercado favorável.

Graças a essa inquietude surgiu a Samba Tech que se consolidou como a empresa líder na América Latina em seu setor de atuação – plataforma de vídeo corporativo – com o Gustavo tendo seu talento reconhecido por diversas instituições e publicações nacionais e internacionais.

Toda trajetória do Gustavo está ancorada no mercado digital. Com a evolução do consumo de mídias digitais no Brasil, existem oportunidades importantes nesse contexto que devem ser mapeadas por todos empreendedores. Mesmo o empreendedor, que não atua com um negócio 100% digital é afetado por esse cenário já que seus clientes consomem e se relacionam nesse ambiente.

O Infográfico do “Ecossistema Digital Brasileiro” mostra que a população digital do Brasil possui cerca de 84 milhões de pessoas e só cresce ano a ano. É fundamental entender as oportunidades e tendências desse ambiente para a evolução de qualquer empreendimento, independentemente de seu setor de atuação, porte de empresa ou outra característica específica.

COMPONENTES COMPLEMENTARES

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.