Inovação e Tecnologia

[Wrap Up] Visão de futuro: crescimento exponencial da Samba Tech

4/04/2016 • por meuSucesso .com

Veja qual é a opinião de Gustavo Caetano, fundador da empresa, sobre o rumo que o negócio irá tomar nos próximos anos

VISÃO DE FUTURO: O CRESCIMENTO EXPONENCIAL DA SAMBA E A MISSÃO DE TRANSMITIR CONHECIMENTO

Nas últimas semanas, estudamos o case de Gustavo Caetano e aprendemos o quanto a visão do empreendedor foi essencial para o crescimento da Samba Tech, que hoje é líder da América Latina no mercado de vídeos on demand para empresas atendendo players como Globo, SBT, Boticário, entre outros.

A visão de futuro de Gustavo está muito relacionada à expansão internacional da Samba Tech com a abertura do escritório nos Estados Unidos e demonstra a sua ambição de construir uma empresa de classe mundial que tenha condições de competir em qualquer lugar do mundo.

O empreendedor acredita que para continuar o processo de crescimento é importante se colocar à prova no mais importante e concorrido mercado do mundo para analisar como toda a empresa irá se comportar diante desse cenário e, assim, preparar estratégias que visem o crescimento da empresa e a mantenha forte diante da concorrência.

Um dos principais desafios desse projeto é como compatibilizar a força de sua cultura original com as novas especificidades de um novo contexto. Há o entendimento que essa cultura tem muito valor e é fundamental para o sucesso do projeto em solo americano, porém também existe a convicção de que é necessário adotar práticas regionais adequadas a um contexto distinto do brasileiro.

Comunicação para empresas

Outra visão de médio/longo prazo de Gustavo é que existe uma oportunidade representativa na exploração de oportunidades em diversas frentes de desenvolvimento de soluções tecnológicas de comunicação para empresas.

A percepção de Gustavo é que as empresas ainda não adotaram as soluções de comunicação que atende a população em geral. Como o brasileiro tem um padrão de consumo e adoção de mídias digitais muito grande haverá a necessidade e consequente migração de soluções focadas nesse cenário dentro das empresas. O objetivo do empreendedor é protagonizar esse movimento oferecendo serviços que ajudem as empresas com esse novo desafio.

Para acompanhar essa evolução, Gustavo não pode perder fôlego e precisa continuar implementando o mesmo ritmo de inquietude e mudanças que fizeram da sua empresa conhecida pela cultura de inovação.

A mudança constante pode implicar no risco de não consolidar novas linhas de negócios já que a forma de gestão para concepção de uma inovação é distinta da necessária para consolidação do negócio.

Para evitar esse risco, Gustavo destina equipes exclusivas para o desenvolvimento de inovações que trabalham integradamente com as demais equipes, mas com gestão autônoma. Além disso, todo colaborador da Samba Tech deve investir 10% do seu tempo em inovações disruptivas. Assim há o incentivo para que todos inovem sem o risco de perder o foco na gestão diária do negócio.

O que podemos aprender com a trajetória de Gustavo Caetano

Ao avaliar todo esse processo de crescimento acelerado de seu projeto, Gustavo destaca algumas lições aprendidas importantes a serem compartilhadas com qualquer empreendedor:

o             Não existe atalho para o sucesso. Muitas vezes, no afã de crescer rapidamente, Gustavo tomou algumas decisões impensadas que foram onerosas para o seu negócio colocando em risco todo seu projeto

o             Ainda como reflexo do objetivo de crescer rapidamente, Gustavo foi precipitado quando levantou investimento na fase inicial da empresa. Com isso, ofereceu participação do negócio a investidores maior do que o necessário e acabou correndo o risco de ter sua participação diluída ao longo do tempo

o             Quando iniciou seu projeto, Gustavo tinha um direcionamento claro de tornar o negócio grande para que ele fosse muito valorizado e vendido em um futuro breve. Com o tempo percebeu que o maior valor que poderia criar para o negócio é garantir sua sustentabilidade. Dessa forma, naturalmente, ele será valorizado e as oportunidades surgirão como consequência e não como a principal causa do projeto

o             É importante atrair sócios que sejam complementares e que tenham o DNA da companhia. Mesmo sócios muito competentes podem ser mais sucedidos se não houver essa complementariedade e alinhamento. Atrair sócios é um tema muito delicado, estratégico e deve ser realizado com muita ponderação e análise.

Missão de vida

Outro fator extremamente importante é uma das missões pessoais principais de Gustavo: contribuir para o desenvolvimento de empreendedores no país. O empreendedor é um dos fundadores da Associação Brasileira de Startups e dedica boa parte de seu tempo à apresentação de palestras em diversos fóruns e empresas.

Essa missão pessoal tem consonância com seu empreendimento na medida em que lhe confere maior reputação e credibilidade contribuindo também com a imagem de seu negócio. Assim, o empreendedor compatibiliza seus objetivos pessoais com a evolução de sua obra empreendedora.

Portanto, durante toda a trajetória de Gustavo Caetano percebemos como a sua percepção e olhar voltado à inovação e tendências ajudaram na consolidação de seu espírito empreendedor ajudando no desenvolvimento de sua empresa. Mais do que isso, ele também quer compartilhar a sua experiência para que outras pessoas consigam desenvolver as suas ideias, implementar seus projetos e dar vida aos seus negócios.

Comentários