Após o sucesso do Business Model Canvas, um método extremamente eficiente de desenho de negócios, surge o Lean Canvas. Os dois podem ser confundidos facilmente, mas possuem características consideráveis na hora de desenvolver uma ideia de negócios.
De início, entenda o seguinte: o Business Model Canvas auxilia no planejamento de um negócio inovador e funciona muito bem para enxergar pontos de inovação em negócios consolidados. O Lean Canvas age no refinamento ágil do modelo.
Por que você deve adotar o Lean Canvas?
O objetivo desse novo Canvas, idealizado por Ash Maurya, consiste em manter o padrão característico, mas alterando 4 dos 9 itens que compõem o mapa da construção de seu projeto de empresa.
O Lean Canvas auxilia na evolução rápida das ideias que permeiam uma nova ideia de negócio. A ideia é elevar o nível da validação para que sua futura empresa avance no caminho certo.
Quando estamos trabalhando num projeto de negócio, pode haver certa “miopia” de nossa parte quanto aos problemas. Ficamos muito focados nas soluções que nossos produtos ou serviços oferecem.
Isso enfraquece o planejamento, e faz com que não consigamos desenvolver o conhecimento prévio e a criatividade. Daí, quando as barreiras surgem, acabamos tendo maior dificuldade.
Com o Lean Canvas, você consegue explorar mais os problemas do que as soluções. O foco do método está nos aspectos considerados mais arriscados na criação de um novo negócio.
Com isso, você obtém conhecimento real sobre o que o seu consumidor realmente precisa, os investimentos e esforços desnecessários são poupados e mais economia e eficiência para seu negócio são geradas.
Gostou do conteúdo? Receba semanalmente conteúdos como este clicando aqui e se inscrevendo na nossa newsletter.