Acesse o texto e aprenda a ser um empreendedor do futuro. Se adeque às megatendências e os obstáculos não serão uma barreira.


Já parou para pensar que você não é o único que tem a dúvida de como será o cenário do empreendedorismo no futuro? Apesar de todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos e das pesquisas de mercado independentemente do segmento, sabemos que tudo pode mudar de uma hora para outra, sejam mudanças positivas ou nem tanto. Com o objetivo de se preparar para transformações situações em oportunidades, o meuSucesso traz a você a nova série “Megatendências: prepare-se para o amanhã”.

Em 6 módulos, você vai entender o que é relevante considerar no dia a dia da sua gestão estratégica e se manter preparado para a nova realidade, pensando no seguinte:

  1. Esclarecimento do que é o futuro sob uma perspectiva dos negócios;
  2. Por que esse modelo de pensamento é essencial para gestão de um negócio?;
  3. Apresentação de riscos, desafios e oportunidades para quem quer estar à frente da concorrência;
  4. Entender quais são os fatores que podem ajudar ou não o ecossistema.

Continue a ler o artigo e entenda tudo sobre a nova série do meuSucesso com estreia no dia 11 de Julho. Saiba também como assistir. Boa leitura!

O que você vai aprender nesta nova série?

Discutindo as prováveis transformações e suas influências no mundo dos negócios, ao fim dessa série, será possível compreender que, para vislumbrar cenários, é fundamental ter um planejamento estratégico do hoje e observar quais desses aspectos irão moldar o futuro.

Assim, a nova série vem com um conteúdo rico para quem deseja se antecipar e antever os principais temas. Veja:

  1. Como são feitas as análises do futuro e como essa ciência pode ser relevante em estratégias futuras. Entenda os pilares dos estudos para colocar essa visão em prática no seu negócio.
  2. Aprenda qual é a relação das alianças e rivalidades globais, bem como seus impactos na economia – principalmente nos negócios de países emergentes, já que sabemos que a política é capaz de reverberar suas ações pelos 5 continentes.
  3. A inteligência artificial e a automação para criar experiências imersivas com seus clientes, além de ampliar o que se entende por modelos de negócios digitais. Olhe para o futuro e entenda quais megatendências irão acelerar ainda mais o seu crescimento.
  4. Os novos cenários climáticos e sanitários e a adaptação dos novos modelos de negócios, tornando uma cadeia de valor sustentável. Como ir além do discurso e trabalhar para que tenhamos um modelo viável para os novos cenários?
  5. O que constitui, seus impactos e quais serviços e negócios podem surgir com essa nova forma de habitar. Saiba como seu negócio pode impactar a construção das cidades do futuro.
  6. Qual é o perfil do consumidor do futuro? E qual é a relação do envelhecimento das gerações como oportunidades para os empreendedores? Prospecte cenários e se atente ao seu papel em cada um deles, criando uma situação positiva para si e para seu cliente.

O que é Foresight?

O termo Foresight traduz, basicamente, o ato de transformar fatos sobre o presente em visões para o futuro de forma coerente, provocativa e lógica. Em suma, trabalha o pensamento criativo acerca das possibilidades de futuro, analisando sistematicamente os padrões que afetam as mudanças.

Quem estuda sobre o tema é conhecido como “Futurista” e utiliza essa técnica para criar cenários futuros – tanto do ponto de vista da sociedade quanto para o contexto de negócios, ambos a nível global.

O que são megatendências?

São situações de desenvolvimento a longo prazo que têm o poder de moldar o presente e o futuro e se mantêm mesmo em momentos de crise. Elas podem alterar o curso do consumo, economia, cultura e até mesmo natureza. Apesar de serem globais, elas impactam o cotidiano local e não ocorrem de forma linear.  

Leia Mais: Megatendências vs tendências: como preparar o seu negócio

Por que estudar isso?

Saber olhar para os possíveis acontecimentos do futuro traz diversas vantagens para quem empreende, não apenas no sentido de manter um negócio duradouro em diversos cenários, mas também para saber aproveitar oportunidades que aparecem com essas novas ocorrências.

Desenvolver uma resiliência estratégica permite que um negócio saiba se adaptar de forma ágil a mudanças significativas na demanda dos clientes, ao cenário competitivo, às mudanças tecnológicas e ao terreno regulatório.

Ou seja, independentemente das variáveis que impactam a gestão, a empresa se torna capaz de manter clientes engajados e seguir com boas relações com os demais stakeholders, afinal, uma empresa que é claramente preparada e segura do seu futuro, gera mais confiança e credibilidade. 

Tirar a sua empresa da vulnerabilidade por pandemias, conflitos geopolíticos, efeitos das mudanças climáticas, ameaças à segurança cibernética, interrupções específicas do setor ou outros desafios imprevistos é entender as necessidades do mercado e mantê-la competitiva no meio não apenas dos seus atuais competidores, mas também diante das empresas futuras que vão fazer parte do seu mercado, além de potencializar o crescimento sustentável do negócio.

Por isso, a nova série “Megatendências: prepare-se para o amanhã” foi desenvolvida, incluindo diversos especialistas no assunto, sendo os melhores do mercado, para ensinar os nossos alunos a se prepararem para o que está por vir e aplicar todo esse conhecimento em suas realidades, independentemente do tamanho de suas empresas. 

Qual é a estrutura de ensino da nova série?

Nesta série, você vai ter uma visão ampla sobre o tema, dividido nos seguintes tópicos principais em estudos de megatendências: 

  1. SOBRE OS ESTUDOS DE FUTUROS
  2. ECONOMIA E GEOPOLÍTICA
  3. TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
  4. MEIO AMBIENTE E SAÚDE
  5. CIDADES INTELIGENTES
  6. PESSOAS E SOCIEDADE

A metodologia consiste em: 

  • 6 episódios documentais;
  • 6 aulas com especialistas;
  • 2 aulas ao vivo;
  • 6 exercícios práticos para aplicação no mundo real;
  • 1 atividade especial de conclusão.

Como você pode assistir à série sobre Megatendências?

Você pode fazer parte do grupo de pessoas que já estão estudando sobre Megatendência. Para isso, basta assinar a plataforma do meuSucesso. Lá, você encontra essa e diversas outras Séries e Estudos de Caso para ampliar sua visão de futuro e de negócio.

A série “Megatendências: prepara-se para o amanhã” estará disponível a partir do dia 11 de Julho. E aí, o que achou do conteúdo? Saiba mais, aprofunde-se no assunto. Clique aqui e faça diferente, estude enquanto empreende, empreenda enquanto estuda.