Os processos de prospecção e de vendas nos modelos B2C e B2B são completamente diferentes. A fim de trazer mais luz sobre o negócio entre empresas, apresentamos 5 práticas para você utilizar ao montar uma estratégia de venda B2B.


No mundo dos negócios, os modelos de atuação mais comuns são o B2C (business to consumers) e B2B (business to business). Na prática, eles diferem quanto ao processo de divulgação e comercialização de um produto ou serviço e vender para outras empresas envolve um grau de complexidade considerável, pois há muitos ganhos, estruturas e objetivos envolvidos entre as partes.

B2B Marketing

Apesar disso, quando bem feitos, os processos de vendas B2B estabelecem relacionamentos financeiramente vantajosos ao negócio e podem consolidá-lo como referência em sua cadeia de valor. Pensando nessa proposta, trouxemos 4 práticas que você pode aplicar em suas vendas B2B para obter resultados mais sólidos:

1. Identifique quem representa o seu cliente

O primeiro passo é descobrir quem será o representante do seu cliente, ou seja, com quem você irá falar, uma vez que você terá o dever de convencer o profissional e a organização em questão.

Para tanto, uma dica é estabelecer a chamada buyer persona, um personagem baseado em dados e comportamentos reais (quem são os clientes, quais são suas maiores necessidades e desafios, com o que trabalham, como é a sua rotina, quais são suas principais fontes de informação etc.). Além disso, você pode tanto apostar em pesquisa de satisfação como no NPS para nutrir esse perfil. Isso ajudará a acessar a pessoa certa para o processo de vendas, em vez de contar com suposições para guiar sua conversa, algo que desfavorece o argumento. 

Por exemplo, se o consumidor tiver alguma objeção e o vendedor souber quais os motivos que o impedem de comprar, fica mais fácil se preparar e desenvolver argumentos capazes de provar que aquela objeção pode ser superada.

Infográficos da persona do comprador em design plano Vetor grátis

2. Estabeleça vendedores farmers e hunters

No contexto de vendas para empresas, existem dois tipos de vendedores principais: os farmers e os hunters. O vendedor farmer é aquele que trabalha o relacionamento com o cliente existente, enquanto o hunter está voltado à captação de novos consumidores.

Geralmente, o hunter é especializado em apresentar o produto ou serviço e despertar o interesse dos leads. E uma vez que se consolidam esses contatos, o farmer busca convertê-los em vendas efetivas. Com a concretização da compra, o farmer também se responsabiliza pelo atendimento pós-venda para garantir um consumo frequente.

Para ter resultados mais efetivos, é importante trabalhar com ambas as funções de maneira interdependente, para que esses profissionais se sintam responsáveis pelo processo como um todo.

3. Trabalhe o marketing de conteúdo 

A relevância do discurso de vendas também se constrói por meio da comunicação da sua marca. Assim, o direcionamento do conteúdo deve ser relevante para a empresa e então para o representante dela com quem determina a venda.

Para tanto, você pode seguir dois passos, independente da mídia utilizada (redes sociais, e-mails etc.). Primeiro, mostre para a empresa o que ela tem a ganhar com você. Após ela te dar abertura, foque nos profissionais que serão os decisores de compra do seu produto ou serviço.

História de instagram de design plano Vetor grátis

4. Teste novas abordagens

A cada processo de vendas, é ideal identificar potenciais oportunidades de melhoria, por meio de perguntas, leituras, estudos sobre as necessidades do cliente, feedbacks das vendas e os movimentos do mercado. Feito isso, deve-se testar as novas abordagens com clientes fiéis e/ou os próprios vendedores, simulando um cenário verídico.

Essa prática contribui para a redução de erros em relação à oferta e a eventual perda de clientes, mas também depende de um plano de ação estruturado para se mensurar a eficácia.

O tema vendas B2B é vasto e ainda há muito mais para ser explorado. O empreendedor Alair Martins, por exemplo, é uma referência que pode te ajudar a entender as iniciativas por trás do pequeno comércio que se tornou o maior atacadista distribuidor do país. Já o empreendedor Eloi D’Avila é alguém que soube usar a estratégia de vendas B2B para alavancar sua empresa num momento de crise.

Se você tem interesse em se aprofundar no assunto, pode aproveitar esses e outros Estudos de Casos para aprender com especialistas a estabelecer um processo de vendas B2B mais eficiente. Eles estão disponíveis no meuSucesso e você acessa todo o conteúdo por 7 dias grátis.