Marketing

Vendas B2B e B2C: entenda de uma vez por todas a diferença

31/03/2017 • por meuSucesso .com

Siglas assustam que não as conhece, mas são simples e explicam modalidades de negócio comuns hoje em dia

B2B? B2C? O que é isso? Aos desavisados, essas siglas podem soar estranhas, mas  são simples e explicam modalidades de negócio comuns hoje em dia. B2B nada mais é do que business to business, que em português pode ser traduzido como "negócio para negócio" ou, numa melhor tradução, "empresa para empresa". O termo é utilizado para designar o mercado ou o tipo de transação que envolve a negociação entre duas empresas. Organizações que vendem produtos ou serviços para outras são companhias do tipo B2B.

Já B2C quer dizer business to consumer, ou seja, numa tradução mais clara, "empresa para cliente". É o que fazem os varejistas que você conhece, do mercadinho da sua rua à gigante da internet. São as empresas que vendem diretamente para os consumidores finais.

Cada um desses segmentos tem características muito singulares e vender para empresas é bem diferente de vender para pessoas físicas. A propósito, se você se interessa em aprender melhor como vender, sugerimos ler o artigo as 10 técnicas de vendas infalíveis, que reúne dicas muito legais sobre vendas.

O marketing no B2B

Os métodos e estratégias de marketing voltados para consumidores finais são populares e bem estruturadas. Mas será que dá para aplicar o mesmo rito quando o objetivo é vender para organizações? A resposta é não. Como dissemos, vender para empresas tem muitas especificidades e chegar até elas exige algumas habilidades diferentes.

No MediaLad #02, Luis Klava, jornalista e economista, sócio fundador da Economidia, ensina Como criar estratégias de marketing para cativar o mercado B2B?. Vale muito a pena conferir.

Como última dica, deixamos a sugestão desta LiveClass, em que Édio Alberti e Sandro Magaldi ensinam As 3 etapas essenciais de Vendas B2B e B2C.

Aproveite!

Comentários