O branded content tem o intuito de transmitir uma boa imagem da marca por meio de histórias e, com isso, engajar o público.


O branded content é mais uma estratégia de marketing dentre muitas, resta saber qual delas será a mais eficiente para o seu tipo de negócio, de acordo com o objetivo de cada empresa. Com o digital ganhando cada vez mais espaço, inclusive com a aceleração do online por conta da pandemia do coronavírus, estar na internet já é algo imprescindível para qualquer tipo de negócio, mesmo que não haja transação de forma online, a sua empresa deve estar exposta neste ambiente. E não basta ter uma página, é preciso saber o que fazer com ela.

São tantos termos que, às vezes, pode haver confusão e é por isso que vamos explicar direitinho, assim não fica dúvida! Bom, em uma tradução livre do termo, chega-se a conteúdo de marca,  então, o que isso quer dizer é que trata-se de um conteúdo de marca específico com qualidade, valor e relevância para o cliente.

Essa é uma estratégia de marketing que usa elementos como entretenimento, informação e publicidade. Mais especificamente, o branded content fala da marca mas sem escancarar, deu pra entender? A publicidade tradicional vem mudando, o consumidor não engole mais aquela forma intromissiva e até incômoda de se fazer aparecer das marcas e, por isso, os marqueteiros estão criando estratégias e essa é uma delas em que a marca oferece, muito além da propaganda de si mesmo, algo com valor para o cliente que irá disponibilizar o tempo dele consumindo o conteúdo e, ao mesmo tempo, acaba se envolvendo com a marca.

A grande sacada do branded content é que, em um mundo que sofre uma verdadeira enxurrada de informação, se diferenciar é o segredo, estabelecendo uma relação de confiança, uma verdadeira conexão. Outro fato relevante nesse processo é de que na era digital o consumidor simplesmente escolhe o que quer consumir.

Vantagens do branded content

  1. Lembrança – quando você desenvolve conteúdo de marca, as pessoas se lembram dela em diversas ocasiões;
  2. Confiança – quando uma pessoa ficar em dúvida entre duas marcas, a que inspirar mais confiança ganha fácil. Entre uma empresa que só anuncia e outra que produz conteúdo relevante, a mais confiável certamente é a segunda opção.

Como utilizar essa estratégia?

  1. Não seja abrupto: para incluir sua marca, use histórias, o produto pode ficar fora de foco. O consumidor se envolve com o enredo;
  2. Alinhe o tema à persona: querer atingir todos os públicos com um único tema não vai funcionar. Perceba quem é o seu cliente ideal e trabalhe com nichos de quem pode se tornar leal à marca;
  3. Adapte a comunicação: é preciso entender qual tipo de comunicação é mais eficiente pro público que deseja atingir. Descubra o formato ideal da sua audiência (e-mail, redes sociais, vídeos, podcast, mensagem).

Marketing de conteúdo X branded content

Não confunda essas duas estratégias, a grande diferença entre elas está no objetivo. O branded content tem o intuito de transmitir uma boa imagem da marca e, com isso, engajar o público. Já o marketing de conteúdo busca transformar um usuário em cliente, ou seja, dentro do funil de vendas, o objetivo é levar o usuário a realizar uma ação. Já no branded, o objetivo é que a marca fique na cabeça do consumidor, seus conteúdos são elaborados para fazer sentido dentro de um contexto específico e temporário.

Já o marketing de conteúdo caminha para o outro lado, só funciona quando é executado de maneira contínua e consistente. E tudo que ele produz visa resultados tanto de curto quanto de longo prazo.

Enquanto outras estratégias de marketing são regidas por números, leads e vendas, o branded content é uma alternativa que leva em consideração o emocional das pessoas.

Sobre estratégias de marketing, construção de marca e engajamento do consumidor, o meuSucesso apresenta o estudo de caso do empresário Caito Maia, fundador da Chilli Beans. Atuando de forma constante na gestão da marca e da sua rede de franquias, Caito acumula sucesso em sua trajetória. E ele dividiu com o MSS suas estratégias e todo o conhecimento que adquiriu em tantos anos de empreendedorismo. Vem estudar e aprender com Caito Maia. Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias.

Aline W de Paula