O Outbound Marketing se transformou com o advento da internet. Agora é possível atingir o público alvo com maior sucesso, visto que seu anúncio será mostrado de acordo com a experiência de navegação e interesses do usuário. Entenda mais sobre Outbound Marketing e aposte nessa estratégia.


O Outbound Marketing é o marketing tradicional, que consiste em uma comunicação direta, gerando um contato amplo e em massa, sem segmentação. É classificado como uma abordagem comercial e publicitária mais convencional. Essa estratégia parte da premissa que o cliente não tem tempo de procurar uma solução para o seu problema. A marca deve sempre lembrá-lo sobre suas necessidades e desejos e aparecer para o público.

Neste caso, a estratégia procura identificar possíveis clientes e abordá-los. Ou seja, é uma prospecção ativa em que as mídias escolhidas funcionam de forma proativa, anunciando a marca, e desse modo, influenciando uma compra. 

A noção comum de Outbound Marketing conhecia a estratégia como incerta, de custo alto, com resultados imensuráveis e era lembrado por táticas como mala direta, telemarketing, panfletagem, anúncios de rádio e TV. No entanto, com a revolução da internet, o Outbound se adaptou e, além dos canais tradicionais de anúncio, os meios digitais foram explorados. Desde então, a estratégia conquistou capacidade de mensuração e de personalização e recuperou sua importância nos planos de marketing.

Surgimento do Outbound Marketing 2.0 e sua importância

A experiência online transformou o marketing e, além do surgimento do Inbound, o Outbound passou por mudanças. Se antes era difícil mensurar os resultados, hoje as ações são criadas baseadas em estatísticas, com cálculos reais de retorno sobre o investimento.  

A análise desses dados também permite prever a sazonalidade das compras, o comportamento do cliente e os melhores argumentos para levá-lo a efetuar a compra.

As redes sociais também encurtaram o caminho para a definição dos perfis dos públicos preferenciais e viabilizaram a criação de ações direcionadas. Com um investimento financeiro é o suficiente para que sua empresa surja nas buscas do Google, YouTube e Facebook, por exemplo. 

Dessa forma, com o surgimento do Outbound Marketing 2.0, os dados que podem ser extraídos na mensuração de resultados são preciosos. Fica mais fácil definir e encontrar o perfil ideal de consumidor, através de uma lista de cadastro, por exemplo. Além de possibilitar ações direcionadas, isso facilita a entrada da empresa no mercado, visto que é possível determinar qual item, categoria ou canal será trabalhado para impactar melhor cada perfil de público.

Essa estratégia é indicada, também, para efeitos de curto prazo. Se o seu objetivo no momento é liquidar estoque, o recomendado é apostar em Outbound Marketing, uma vez que a ação gera apelo do público de forma rápida e específica. 

Vale ressaltar que assim como todo método de marketing, é importante analisar como cada estratégia pode agregar no seu planejamento e no sucesso da sua empresa. Por isso, dê atenção às principais táticas, sendo elas preferência do mercado no momento ou não.

Vantagens do Outbound Marketing

O Outbound Marketing atinge seu público a partir do momento que a empresa decide começar a prospectar. Ele é capaz de trazer clientes em apenas uma semana, por isso o ROI se dá de forma mais rápida. 

Além disso, ao entrar em contato com mil leads em 1 mês, por exemplo, a amostragem é grande o suficiente para validar se suas personas, discurso e comunicação estão corretos. 

Outras vantagens do Outbound Marketing são:

  1. Redução do ciclo de vendas: ao encontrar leads qualificados, ou os leads quentes, o departamento de vendas pode se concentrar mais neles, resolver qualquer impedimento ou dúvida que o lead tinha e, assim, converter seu pedido em venda. Isso diminui o ciclo de vendas e o CAC (Custo de Aquisição de Clientes);
  2. Crescimento das taxas de conversão: através de dados como abertura de conteúdos relevantes e e-mails marketing, por exemplo, você consegue definir quais são leads que não têm futuro para a empresa e se preocupar com os frios e os quentes. É possível aliar o ponto anterior com a nutrição de leads frios, aqueles que ainda não estavam prontos o suficiente para se tornarem qualificados. Isso gera um fluxo no funil de vendas e, consequentemente, aumenta as taxas de conversão por trabalhar apenas com leads eficientes;
  3. Previsibilidade de receita: com o outbound é possível conhecer a fundo o perfil do cliente e isso favorece a realização de previsões mais acertadas. Isso também garante que o volume de resultados durante o processo de vendas seja constante. Dessa forma, tomar decisões, antecipar crises, identificar oportunidades e alinhar metas e expectativas são efeitos diretos da previsibilidade de receita;
  4. Prospecções em diversos canais: as prospecções podem ser feitas em uma diversidade de canais, e não somente no meio offline. Diferente do Inbound Marketing em que as prospecções são apenas possíveis no ambiente digital, no Outbound podem ser feitas propagandas em TV, rádio, revistas, outdoors, eventos próprios, eventos de terceiros, panfletagem e redes sociais.

Táticas de Outbound Marketing na era digital

O meio digital amplia o universo de táticas que podem ser utilizadas na estratégia de Outbound Marketing. Separamos alguma para você dar uma olhada:

  • Pop-up: é um tipo de janela que se abre no navegador ao abrir uma página da internet. Geralmente contém alguma informação extra ou propaganda;
  • Chatbot: a ferramenta que simula um ser humano na conversação com as pessoas pode ser uma forma de você pedir informações preciosas para os seus leads, além de melhorar o relacionamento com o cliente;
  • Eventos: participar e promover eventos interessantes com base na segmentação do mercado e no interesse do seu público é uma forma de engajar seus colaboradores internos, externos e concorrentes. Atualmente, eventos online estão ganhando força e notoriedade, então aposte em lives de Instagram e YouTube, por exemplo;
  • Mídia paga aliada a estratégia orgânica: invista em anúncios em mecanismos como o Google, com uso de palavras-chave específicas para sua empresa no intuito de fazer com que os usuários sejam atraídos ao clique na sua oferta, por exemplo;
  • Anúncios em sites parceiros: colocar banners ou textos interativos do seu site ou de um produto específico em páginas parceiras atrai um público relevante do seu aliado para o seu conteúdo;
  • Anúncios em mídias sociais: base de qualquer estratégia digital, utilize as mídias sociais para a promoção de conteúdo específico. Se atente ao fato de segmentar os conteúdos conforme a mídia, visto que cada uma se comporta e impacta de formas diferentes.

Diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

Inbound e Outbound são duas maneiras distintas de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa. O Inbound Marketing quer despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. O Outbound Marketing é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.

Os leads de Outbound são aqueles que não conhecem sua solução, mas têm perfil de compra, previamente identificado pela equipe de inteligência comercial. Neste caso, a empresa conversa com um público mais amplo, o que limita a personalização e pede uma abordagem um pouco mais generalizada.

Os leads de Inbound são os consumidores de conteúdo da sua empresa, mas não necessariamente estão buscando por algum produto. Nessa estratégia, é o cliente quem procura a empresa após se identificar com o conteúdo que ela compartilha e oferece para as pessoas.

As estratégias de Outbound podem ser usadas para promover as de Inbound, ou seja, quando você produz um conteúdo em um blog para informar o seu prospect e consegue captar o lead para o funil de vendas do seu negócio. O contrário também funciona. 

Os processos do Inbound Marketing podem ser definidos como:

  1. Cliente chega até a empresa;
  2. A estratégia é baseada em conteúdo;
  3. Estabelece um diálogo com o público, para entendê-lo, atraí-lo e oferecer a solução ideal;
  4. Tem um custo menor de aquisição de cliente;
  5. Busca educar e nutrir o relacionamento com as pessoas interessadas para despertar o desejo de se tornarem clientes.

Enquanto o Outbound Marketing se define como:

  1. A empresa vai até o cliente;
  2. A estratégia é baseada em propagandas e anúncios;
  3. A comunicação é unilateral, não há espaço para diálogo com o público;
  4. Tem um custo maior de aquisição de cliente;
  5. Busca ofertar os produtos e serviços da marca de forma direta por meio de uma prospecção ativa.

Exemplos de empresas que usam Outbound Marketing

Para ficar mais claro o sucesso do Outbound Marketing, confira 5 empresas que adotam a estratégia e colhem os bons frutos dela.

Vult Cosmética

A Vult é uma marca nacional de cosméticos vendida em farmácias de todo o Brasil, que utiliza o Outbound Marketing para atrair a atenção do público para as promoções e novidades da marca. Por meio de infláveis promocionais em formatos variados, como os de tenda, a Vult atrai a atenção do público de maneira simples e sem precisar “forçá-lo” a interagir com a marca.

Casa Pilão

A rede de cafeterias Casa Pilão utiliza estratégias de Outbound Marketing para encantar e fidelizar seus clientes. E uma dessas ações é a realização e a participação da empresa em feiras e eventos.

Samplify

A startup de marketing Samplify foi manchete de várias mídias por optar por uma forma bem tradicional de fazer o marketing dos produtos de seus clientes: a distribuição de amostras. A estratégia é simples: a startup realizou parcerias com milhares de estabelecimentos em centenas de cidades brasileiras e cada proprietário recebeu R$0,30 por amostra distribuída, o que garantiu a entrega das amostras.

Granado

A tradicional empresa carioca vem investindo na renovação da marca e em seu reposicionamento de mercado. Para isso, uma das estratégias de Outbound Marketing utilizadas é a parceria com empresas e influenciadores dos setores de moda, arte e decoração, além da criação de PDVs em supermercados e farmácias.

Mais Fit Academia

A rede de academias Mais Fit Academia também investe em estratégias de Outbound para atrair mais alunos em suas filiais. Por exemplo, você pode patrocinar uma postagem nas redes sociais da academia com uma promoção para atrair novos clientes, que ainda ganham um presente personalizado da sua academia. Para reforçar ainda mais a promoção, uma dica é utilizar a fachada de uma tenda com dizeres relacionados à oferta que foi oferecida na internet – atraindo a atenção, inclusive, de quem não viu o anúncio. 

Vale ressaltar que para obter os melhores resultados em marketing, é preciso saber mesclar as técnicas de Inbound e Outbound de maneira assertiva. Juntar as duas técnicas irá garantir que você consiga aproveitar o máximo de recursos para prospectar leads e conquistar novos clientes.

Dessa forma, é importante entender como cada estratégia de marketing pode trazer efeitos positivos para a sua empresa. O Estudo de Caso do Vint Cerf, “The Architect”, mostra a importância de se vender bem no ambiente digital, principalmente quando se fala em e-commerces.

Um dos pais da internet aprofunda como a figura do marketing digital e suas ferramentas se tornam essenciais para o crescimento de um negócio.