Por conta da pandemia, grande parte da população precisou adaptar suas atividades e trazê-las para dentro de casa. Dentre elas, as duas que mais se destacam são o estudo de forma remota e o home office. Muitas vezes, misturar tarefas do âmbito profissional com as pessoais e manter o foco nesse cenário pode ser complicado.
Neste artigo, temos como ponto central os estudos, mas muito do que será dito aqui pode ser usado para o home office. Além disso, não se esqueça de que o EaD vai além das universidades, com cursos profissionalizantes e específicos para diversas profissões, por exemplo.
Se você se encontra nesse desafio de concentração no estudo em casa, separamos algumas dicas de como manter seu foco durante a quarentena. Isso também te ajudará a ser mais produtivo mesmo estando no conforto de casa e a utilizar isso a favor do seu desenvolvimento pessoal. Para um guia mais completo, você também pode conferir o que não fazer para evitar erros comuns de quem estuda online.
Planeje sua rotina de estudo em casa
Muitas vezes o ensino online conta com flexibilidade de horários. Assim, é você que determina qual é o seu melhor período para estudar e com que frequência. Uma indicação é separar um horário fixo para que isso se torne uma rotina e você já esteja preparado para tal atividade.
No planejamento você também pode definir metas e objetivos diariamente. Por exemplo, assistir uma videoaula e fazer um resumo em seguida ou realizar um exercício para aprender na prática o que viu durante a semana.
Além disso, decidir por um método de estudos também entra nessa etapa. Uma das técnicas mais famosas de concentração é o método Pomodoro, em que você estuda por 25 minutos e descansa por 5. Ao completar esse ciclo 4 vezes, você pode tirar uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos e depois reiniciar o processo.
Tenha um local fixo e organizado
Assim como definir um horário fixo auxilia para tornar os estudos parte da sua rotina, ter um local fixo também contribui para isso. Para evitar que você fique pulando de um lugar para outro, escolha um espaço que você se sinta à vontade e seja tranquilo.
Se você não mora sozinho, leve isso em conta, fique em um local onde não haverá distrações, barulhos e conversas que possam te desconcentrar. Também certifique-se de que o espaço possui conexão estável com a internet e que a iluminação é favorável para assistir às aulas e escolha uma cadeira adequada ou uma posição confortável para proteger seu corpo de dores musculares.
Por fim, deixe o local organizado com os seus materiais. Isso impede que você perca tempo procurando um lápis ou uma caneta, alivia o stress de não saber onde estão suas coisas e evita a procrastinação. Com tudo no seu devido lugar, você consegue focar e agilizar os estudos.
Livre-se das distrações
Geralmente, a casa é o seu lugar de descanso. Por isso, a concentração no estudo pode ser complicada, visto que ter o acesso ao computador, ao celular, à televisão e a outros aparelhos eletrônicos é fácil. Dessa forma, ficar o mais longe possível das distrações é fundamental.
Se você estuda no computador, deixe seu celular em outro cômodo da casa. Se você usa o smartphone para assistir às aulas online, tire todas as notificações ligadas. Receber uma mensagem de texto no meio dos estudos irá atiçar sua curiosidade e você pode perder muito tempo com coisas que não são importantes no momento.
Outra forma de distração é precisar sair do seu lugar de estudo, seja para pegar água ou para ir ao banheiro. Para evitar esse tipo de situação, leve tudo o que é preciso para o seu canto (garrafas de água, lanchinhos etc.) e, se o local fica longe do banheiro, tente ir o mais rápido possível e deixe claro para as pessoas que você encontrar no caminho que você não pode parar para trocar uma ideia.
Use a música ao seu favor
Segundo pesquisa realizada pela organização britânica Mindlab em 2013, alguns tipos de música estimulam a memorização e a assimilação de conteúdo. Por isso, escutar o estilo de música adequado pode contribuir na sua concentração nos estudos em casa.
Para aproveitar ao máximo esse aliado, primeiro escolha qual gênero te ajuda a focar. Geralmente músicas agitadas e com letra deixam a pessoa desconcentrada, por isso aposte em melodias mais tranquilas e que te permitam criar espaço mental para ouvir seus pensamentos. Na maioria dos casos, músicas clássicas e instrumentais são as mais indicadas. Além de canções, você pode usar sons da natureza – o som do mar, o canto de pássaros ou o barulho da chuva – como alternativa.
Em todo caso, não exagere no volume – nem tão alto que atrapalhe a sua concentração e nem tão baixo que te esforce para conseguir ouvi-la. Outra dica é fazer uma playlist para que você não precise ficar pulando músicas que não gosta ou procurar outras opções quando uma delas acabar.
Focar nos estudos em casa pode ser algo difícil de se adaptar no começo, mas que certamente trará bons frutos no futuro, visto que você está investindo em conhecimento. Por isso, te convidamos a se desenvolver na arte do empreendedorismo sem sair de casa.
A plataforma do meuSucesso conta com mais de 40 mestres empreendedores que te oferecem aprendizados intensos, insights incríveis e orientação para aplicar os ensinamentos na prática. Explore esse mar de conhecimento por 7 dias grátis.