Empreendedorismo

10 empreendedores de sucesso que você precisa conhecer

23/04/2014 • por meuSucesso .com

Confira histórias inspiradoras que vão instigar você a querer ir mais longe

Em uma ocasião retratada no filme Invictus, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, fez a seguinte pergunta ao capitão da seleção sul-africana de rugby, François Pienaar: "Como você lidera sua equipe?" O atleta respondeu, então: "pelo exemplo". Os desdobramentos daquela conversa você já deve saber: contrariando todas as previsões, os Springboks foram campeões mundiais e a luta pela conciliação entre negros e brancos no país ganhou vários pontos. Nessa batalha, a liderança de Pienaar foi tão importante quanto a de Mandela no contexto geral.

Esse é um exemplo clássico de como ser o que você deseja que os outros sejam e fazer o que deseja que eles façam é a forma mais poderosa de inspirar as transformações que almeja para o mundo. Branco, filho de uma família de ascendência inglesa e defensora do apartheid, Pienaar conseguiu convencer seu time de que vencer aquele campeonato e  tornar o rugby um esporte amado por todos os africanos (durante o apartheid, o rugby era o preferido dos brancos, enquanto os negros preferiam o futebol) era muito importante para o futuro do país. E conseguiu isso indo ele mesmo a comunidades carentes (e povoadas majoritariamente por negros) realizar ações sociais ao mesmo tempo em que se dedicava com toda sua força aos treinamentos.

Considerando, então, que nada é melhor do que o exemplo para inspirar novos empreendedores, selecionamos 10 nomes que vão instigar você a ir mais longe. Você vai conhecer algumas histórias de empreendedores de sucesso. Há empreendedores famosos e outros nem tanto. Mas cada história tem um toque de “você vai querer isso para sua vida também”.

Confira abaixo nossa lista de empreendedores de sucesso. Exemplos que vão inspirar você:

Jorge Paulo Lemann

Homem mais rico do Brasil, com negócios extremamente sólidos e uma fortuna construída ao longo de décadas, Lemann é até hoje uma figura desconhecida para a maioria dos brasileiros. Até mesmo muitos empreendedores não haviam ouvido falar nele até pouco tempo atrás, quando seu nome ganhou mais destaque na mídia ao assumir a primeira posição na lista de mais ricos do Brasil, com a queda de Eike Batista.

Embora venha de uma família abastada, Lemann está longe de ser o estereótipo do herdeiro que vive do capital que lhe foi deixado. Sua habilidade para os negócios é proporcional à sua aversão à exposição. Sem interesse pelos holofotes e extremamente reservado, o empresário foi responsável por algumas das transações de maior impacto no Brasil nos últimos anos, como a fusão da Brahma com a Antárctica, que deu origem à Ambev. Lemann é ainda dono da B2W, que concentra algumas das principais lojas de e-commerce do Brasil, como Americanas, Submarino e Ingresso.com. Além disso, ajudou a fundar duas fundações de apoio à educação: a Fundação Lemann e a Estudar.

Deusmar Queirós

Nordestino nascido no município de Amontada, interior do Ceará, Deusmar começou a vida vendendo remédios baratos para pessoas de baixa renda. Hoje, um dos maiores exemplos de empreendedorismo do país, é dono da maior rede de farmácias do Brasil, a Pague Menos, e um dos bilionários brasileiros listados na Forbes.  Ainda nos anos 1980, ele adotou o modelo de drugstore, ampliando a gama de produtos oferecidos nas lojas da sua rede, passando a vender – além de medicamentos – artigos de beleza e higiene. Em seguida, implementou o primeiro modelo de autosserviço em farmácias do Nordeste, dispondo as gôndolas dos novos produtos fora dos balcões. Também de forma pioneira, iniciou a prestação de serviço de correspondente bancário dentro das lojas para recebimento de contas de luz, água e telefone. Ele olhou mais longe e viu o que ninguém conseguia ver naquele tempo. Por isso, saiu na frente e é, sem dúvidas, uma grande inspiração para você, empreendedor.

David Neeleman

Brasileiro com ascendência holandesa, David G. Neeleman descobriu o Brasil como missionário mórmon. Gostou do país e resolveu ficar. Estabeleceu-se, então, em Barueri/SP, e lançou a Azul Linhas Aéreas,  com a ideia de implantar por aqui a proposta de aviação de baixo custo, como já existia na Europa e nos EUA. É verdade que fazer algo de fato barato no Brasil é um grande desafio. Mas, com a Azul, Neeleman tem feito o que pode e, principalmente, ajudado a conectar partes do Brasil pouco servidas por voos, ao adotar aeroportos alternativos para suas rotas. Com isso em mente, conseguiu consolidar sua companhia no mercado brasileiro e colocá-la entre os principais player da América Latina.

Alexandre Costa

Com apenas 14 anos, o fundador da Cacau Show vendia chocolates de porta em porta, trabalhando junto com a família, até que em um feriado de Páscoa não recebeu do fornecedor o produto encomendado. Com os transtornos gerados pelo problema (eles já haviam fechado negócio com vários revendedores),  sua mãe nunca mais quis tocar um empreendimento no ramo de chocolates. Aos 17, porém, Alexandre insistiu e criou a Cacau Show. Assim ele provou que o que deu errado para a família no passado daria certo para ele a partir daquele momento. A Cacau Show hoje é uma das principais referências em seu segmento e está entre as franquias mais bem sucedidas do país.

Flávio Augusto da Silva

Nascido e criado na periferia do Rio de Janeiro, Flávio entendeu desde cedo que precisava ir à luta para conseguir realizar seus sonhos. Mesmo estudando em escola pública, foi aprovado em um dos vestibulares mais concorridos do país. Começou a cursar. Mas aí ele descobriu outra coisa: para ir longe, seria preciso fazer algumas coisas que a maioria das pessoas acha que é loucura. Flávio, então, largou a faculdade para se dedicar a um emprego de vendedor que havia conseguido. Poucos anos depois montou sua própria escola de inglês, a Wise Up, primeira de uma série de companhias que mais tarde reuniu no Ometz Group, vendido no ano passado para a Abril Educação. Eleito um dos 10 líderes mais admirados pelos jovens brasileiros, ele se tornou dono de um time de futebol da liga principal dos EUA, o Orlando City, e lançou o Geração de Valor, projeto dedicado a inspirar novos empreendedores brasileiros.

Jack Andraka

Depois que uma pessoa muito próxima sua morreu vítima de um câncer, o jovem americano Jack Andraka, hoje com 17 anos, resolveu que ia se dedicar a encontrar meios de curar a doença. Depois de alguns anos de pesquisa, ele conseguiu desenvolver uma técnica revolucionária e foi reconhecido com o prêmio máxima da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF). Ele é só um adolescente e não é (ainda, pelo menos!) um homem de negócios. Mas não poderia ficar fora desta lista, pois é tão empreendedor quanto qualquer empresário citado aqui, com grandes chances de suas iniciativas serem divisores de águas na história da medicina e da humanidade como um todo.

O método de Andraka utiliza um sensor de papel para detectar precocemente câncer pancreático, de ovário e no pulmão. Não invasivo, o instrumento é utilizado para analisar sangue ou urina e dá um resultado simples de positivo ou negativo para o câncer. A técnica é 26 mil vezes mais barata que as atuais, consegue diagnosticar 168 vezes mais rápido e dá resultados 90% mais precisos. Esse menino deu ou não uma aula de inovação e produtividade?

Nathan Blecharczyk, Joe Gebbia e Brian Chesky

Esses três nomes vêm juntos porque o motivo pelo qual estão aqui é o mesmo. Eles são os fundadores do Airbnb, uma plataforma que ajuda viajantes a encontrar quartos, apartamentos ou casas ao redor do mundo. A startup foi listada peela Fast Company como uma das 10 empresas mais inovadoras de 2013 e tem ajudado a reinventar o mercado de turismo. O trio já conseguiu investimentos de 325 milhões de dólares e segue aperfeiçoando a ferramenta cujo maior destaque é o fato de ajudar a promover uma série de negócios ao mesmo tempo, de simples ganhos de renda para donos de quartos oferecidos no site até a criação de arranjos econômicos locais onde antes não havia movimentação turística forte decido à ausência de hotéis e pousadas.

Jimmy Wales

Para finalizar com grande estilo, não poderíamos deixar de citar Jimmy Wales, co-fundador da Wikipedia e o cara que, de fato, fez com que a plataforma crescesse e se consolidasse como um dos 5 maiores sites do mundo, com verbetes sobre praticamente tudo que importa no planeta (e fora dele também!). Desacreditada no início, devido à falta de credibilidade de suas informações, já que qualquer um poderia escrever lá, a plataforma se aperfeiçoou ao longo dos anos e hoje é, indiscutivelmente, uma das maiores contribuições que alguém já poderia ter dado à grande rede. 

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários

Leia também