Empreendedorismo

10 livros de empreendedorismo que você não pode perder

23/04/2014 • por meuSucesso .com

Selecionamos 10 livros, brasileiros e internacionais, que vão ajudar você, empreendedor, a impulsionar seu negócio

Biografias de empreendedores bem sucedidos, histórias de jovens empreendedores, cases de sucesso, obras teóricas que podem ajudar na prática diária da sua empresa. Selecionamos 10 livros, brasileiros e internacionais, que vão ajudar você, empreendedor, a impulsionar seu negócio, seja pela inspiração, pela estratégia ou as duas coisas juntas.

Sonho Grande 
(Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira)

Assinado por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, (respectivamente, 1º, 3º e 5º homens mais ricos do Brasil), o livro conta as trajetórias de sucesso do trio na gestão de uma série de empresa, dentre as quais a Ambev, maior companhia de bebidas da América Latina e uma das cinco maiores do mundo. É uma obra inspiradora para qualquer empreendedor.

Em frente – Como a Starbucks lutou por sua vida sem perder a alma
(Howard Schultz)

Howard Schultz conta no livro todo o processo que se compreendeu entre sua volta ao posto de CEO da Starbucks (oito anos após sua saída) e o reerguimento da companhia, depois de um período de grandes dificuldades. Na obra, ele mostra como, durante um período tumultuado para as economias no mundo todo, a Starbucks conseguiu aliar rentabilidade e sustentabilidade sem sacrificar seu lado humano. Ele aborda ainda o fortalecimento da marca e sua própria consolidação como líder.

Satisfação garantida - No caminho do lucro e da paixão
(Tony Hsieh)

"A felicidade, quanto mais se divide, mais você multiplica". Essa frase resume um pouco a ideia do livro escrito por Tony Hsieh, fundador da loja virtual americana Zappos. Apesar de a frase parecer ter saído de um conto de fadas, é na verdade a base de uma importante ferramenta de negócio. Ele teve a coragem de inovar fazendo da felicidade um dos alicerces para administrar sua empresa e deu certo. A Zappos é a companhia que mais vende sapatos pela internet no mundo e chega a faturar 1 bilhão de dólares por ano.

Marketing de Guerrilha - Táticas e armas para obter grandes lucros
(Jay Conrad Levinson)

Autor de vários livros que integram a série "Marketing de Guerrilha", Jay Conrad Levinson é uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto. Esta obra, em específico, reúne várias ideias simples que têm um grande potencial para gerarem grandes resultados. É uma leitura indispensável para empreendedores que estão iniciando um negócio.

A Menina do Vale
(Bel Pesce)

Neste livro, a jovem empreendedora brasileira Bel Pesce conta sua trajetória entre o Brasil e o Vale do Silício, região da Califórnia (EUA) onde estão sediadas algumas das principais empresas de tecnologia do mundo. Seu livro reúne histórias e cases de sucesso e é um grande instrumento de motivação para outros jovens empreendedores.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes
(Stephen R. Covey)

Um livro de negócios, com um viés motivacional, mas também com um olhar estratégico. Na obra, Stephen R. Covey destaca que vencer ou fracassar é resultado de sete hábitos responsáveis por distinguir as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das fracassadas. É um livro que fala diretamente com o empreendedor e que pode fazer a diferença para quem conseguir absorver e colocar em práticas suas ideias.

O mito do empreendedor
(Michael E. Gerber)

Esse é um livro para dar um choque de realidade em quem ainda acha que empreender é um conto de fadas. A obra aponta caminhos para que o empreendedor administre melhor, com atitudes positivas, focadas na produtividade. Entre outras coisas, o livro mostra como preparar equipes, estruturar empresas com uma gestão forte e resistente a turbulências, entre outras coisas.

Competindo pelo futuro
(Gary Hamel e C.K. Prahalad)

Para você que está iniciando um negócio, este livro é um lembrete para que você não estanque no pragmatismo do hoje. Faça hoje, mas de olho no futuro. É mais ou menos essa a mensagem que a obra deixa. O livro pode ser encarado como um manual para empreendedores, mas também é um importante instrumento auxiliar para a construção de mercados futuros. Se você quer pavimentar o caminho para uma posição de liderança da sua empresa no futuro, leia este livro.

Inteligência emocional
(Daniel Goleman)

Este livro vendeu mais de 400 mil exemplares no Brasil fazendo o que fez mundo afora: derrubando mitos. Se você acredita, por exemplo, que o QI dita o sucesso ou fracasso de alguém e que a inteligência é genética, leia essa obra e descubra que está enganado. Sua inteligência emocional, ou seja, sua capacidade de controlar suas emoções, seus impulsos, tem um peso muito maior sobre sua carreira. É um livro, definitivamente, fantástico.

Know-how – As 8 competências que separam os que fazem dos que não fazem
(Ram Charan)

Escrito por um dos principais nomes mundiais da literatura de negócios, este livro reúne informações e conceitos que vão ajuda muito qualquer empreendedor na gestão de um negócio. Ele traz orientações importantes para a carreira, mas vai além. O livro é um apanhado de ideias que fornecem uma boa base para a aplicações de ações nas empresas e até mesmo na economia como um todo. Vale a pena ler.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários

Leia também