Empreendedorismo

A empresa de uma só pessoa. Confira dicas para ajudar você

20/05/2015 • por meuSucesso .com

O meuSucesso.com separou uma série de dicas para ajudar o microempresário na sua jornada de comandar uma empresa

Quem empreende sabe que os primeiros passos no mundo dos negócios são difíceis. Geralmente solitária, essa caminhada é cheia de percalços desconhecidos, sem que o caminhante tenha muito conhecimento sobre como atravessá-los. Assim, a jornada, com seus erros e acertos, vai se tornando uma grande escola. É nessa etapa que o empreendedor - pelo menos o mais atento - vai entendendo melhor a atividade, conhecendo a totalidade do seu negócios e se preparando para passos mais largos. 

Evitar alguns erros, porém, é fundamental. Mesmo que os fracassos das primeiras tentativas sejam importantes - e até mesmo necessários para o aprendizado, amenizar os impactos negativos que eles podem causar ajuda a fazer o negócio se desenvolver mais rápido. 

Para auxiliar você, microempresário, que está chegando agora ao mundo empreendedor, elencamos aqui algumas dicas que vão ajudá-lo em sua caminhada. Confira:

Identifique a oportunidade

O primeiro passo para quem quer empreender é saber o que fazer. Obviamente, precisa ser algo com que você tenha afinidade e saiba que vai sentir prazer em realizar (até porque, caso contrário, serão grandes as chances de a empreitada não dar certo). Mas, tão importante quanto, é saber se aquilo é viável. Estude o mercado, o público, a viabilidade do negócio etc. Só depois dedique seu tempo e dinheiro.

Empresa rica, empresário pobre

É verdade que muita gente começa a empreender por necessidade e é impraticável trabalhar por muito tempo sem fazer retiradas. Mas um fato é inquestionável: se você quiser que seu negócio prospere, é preciso fazer alguns sacrifícios para que o retorno gerado possa ser investido para alavancar sua empreitada. Fazer seu empreendimento trabalhar para o próprio crescimento é extremamente gratificante e uma das maneiras mais sólidas de promover o desenvolvimento de um negócios, principalmente quando não existe capital para investir nele.

Dinheiro da empresa é da empresa

Um erro muito comum de empreendedores iniciantes ou sem muita informação é misturar as finanças pessoais com as da empresa. Em alguns casos, o descontrole chega a um nível em que o negócio vai muito mal, funcionando no vermelho e o empresário não percebe que está pagando para trabalhar (investindo outras fontes de renda para manter o empreendimento em pé). Desde o início, organize as contas da empresa de maneira independente.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários