Empreendedorismo

Nem tudo é a crise econômica! Busque encontrar significados empoderadores

27/03/2015 • por Fernando Gabas

Em período de período instável é comum deixar o negativismo tomar conta

Ontem estive em um evento que tinha como objetivo orientar pessoas sobre o processo de mudança para os EUA. Foram várias palestras e a sala estava lotada em todas elas, com centenas de pessoas assistindo até de pé no fundo da sala. Visitei o evento pois fui convidado recentemente para ser sócio e membro do conselho de uma empresa que está investindo pesado para montar uma solução completa em um só local para quem pretende se mudar (assessoria com vistos, investimentos imobiliários, planejamento tributário, escola/faculdade para filhos, contabilidade, seguros etc). Como eu morei nos EUA por 3.5 anos, tenho uma certa experiência nessa área.

No entanto, o que mais me chamou a atenção nesse evento não foram as palestras e, sim, o clima das pessoas presentes. Todos que tive oportunidade de conversar estavam pintando um cenário catastrófico para o Brasil dizendo que em 5 anos estaremos iguais a Venezuela ou a Argentina, que um Dólar daqui a pouco vai valer mais que uma ação da Petrobrás (rsrs), que a inflação vai estar em dois dígitos esse ano etc. Associado a essas falas, comentários como "não aguento mais", "não suporto esse estresse de viver num país como esse", "minha mulher está apavorada e nem quer mais sair de casa" e outros do gênero.

Em épocas de crise como a que estamos vivendo atualmente, é muito comum as pessoas irem aos extremos e deixar esses pensamentos negativistas tomarem conta de suas mentes e portanto de suas vidas. Não estou dizendo que o cenário esteja bom, acho sim que o cenário esteja bem ruim. No entanto, não acho em hipótese alguma que um cenário ruim tenha que impactar a maneira como você está!

Eu sei que somos condicionados a atribuir aos fatos o nosso estado interior. Se acontece algo legal, ficamos felizes; se acontece algo desagradável, ficamos tristes ou preocupados. Mas para pra pensar, quantas vezes algo que parecia a pior coisa do mundo depois de um tempo se mostrou extremamente benéfico? Ou quantas vezes um mesmo fato possui significados totalmente diferentes para duas pessoas, às vezes até bem próximas? Será que o que determina a "realidade" não é a sua percepção? Será que o significado que você dá para os fatos não determina o que você chama de "realidade"? E será que seu estado interior não impacta nesse significado e ao mesmo tempo os significados impactam no seu estado?

Pode parecer muito abstrato o que estou dizendo mas é a pura verdade. Se você se deixar contaminar por esse cenário "catastrófico" e entrar nessa de reclamar e estressar-se, certamente você não estará "percebendo" uma infinidade de oportunidades que existem e que podem alavancar totalmente sua vida. E todos os estudos mostram que num estado emocional ruim você fica bem menos inteligente e perspicaz do que num estado positivo.

O resumo disso tudo é bem simples. Busque encontrar significados empoderadores em todas as experiências que você vivenciar e cultive estados emocionais positivos pois esses ampliarão sua visão e melhorarão o significado que você dá aos fatos. Quer uma dica para cultivar esses estados? Todos os dias ao acordar, pare por 5 minutos e vivencie todos os momentos de sua vida, passados ou futuros, pelos quais você é agradecido. A gratidão é o verdadeiro antídoto para o estresse e te mostra que você tem muito mais motivos para ser feliz do que para estar estressado, desanimado, não "aguentando mais" ou apavorado.

Sem querer viajar demais já viajando, a verdadeira vida nasce dentro de você e aí você constrói fora para que os outros possam entender e seguir seu exemplo.

Estado e significado. Domine esses dois aspectos e você dominará a sua vida. 

Comentários

Quem escreve

Sócio e Presidente do Conselho Wise Up China. Fundador e Ex-Presidente Reebok Fitness do Brasil. Membro do Conselho Programa ECSP - Secretaria de Educação SP. Sócio e Presidente d Heartz Wellness Coaching. Fundador Life Matters - O que importa na vida