Empreendedorismo

Como empreender muda a vida das pessoas e o mundo?

2/10/2015 • por meuSucesso .com

É fundamental humanizar o pensamento empreendedor

Já pensou que seu papel como empreendedor e investidor no mundo dos negócios pode trazer não apenas benefícios pessoais, mas também gerar impactos sociais? É a partir do empreendedorismo que se torna possível movimentar a economia de um país, criar soluções para problemas cotidianos e também trazer melhorias para a qualidade de vida de populações. 

O indiano Muhammad Yunus, criador do Grameen Bank, por exemplo, ficou conhecido como o "banqueiro dos pobres" e recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2006 por seu trabalho no empreendedorismo social. Ele defende a ideia de que alguns dos grandes problemas mundiais, principalmente nos países mais pobres, poderiam ser evitados a partir de simples iniciativas. 

E, para colocar a filosofia de Yunus em prática, basta uma iniciativa: empreender. Para ele, o lucro é apenas uma consequência do bom desempenho do negócio, mas o seu real objetivo é fazer a diferença no meio social, seja oferecendo oportunidades de emprego ou criando ambientes que favoreçam o desenvolvimento. 

A questão, no caso, é humanizar o pensamento empreendedor e refletir sobre o papel exercido no meio social, como as consequências que serão geradas para a sociedade.

Indo além da filantropia ou da responsabilidade social, é possível praticar a ideia do valor compartilhado. Isso ocorre quando o empreendedor traz o benefício social à base do processo de criação de valores e na geração de resultados para o negócio. 

Pensando no desenvolvimento conjunto, o empreendedor tem nas mãos as ferramentas necessárias para mudar a vida das pessoas e o futuro de gerações. 

E você: o que tem feito pelo mundo?

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários

Leia também