Empreendedorismo

Como reinventar seu negócio para um novo tempo

28/10/2015 • por meuSucesso .com

Você precisa conduzir as mudanças, em vez de segui-las

A Samsung é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Hoje, faz frente à Apple em alguns segmentos, como tablets e smartphones. Se fosse um país, seria o 35º mais rico do mundo. É um dos maiores orgulhos da Coreia do Sul. Seu nome é associado a inovação, modernidade, tecnologias avançadas. O que pouca gente sabe, no entanto, é que a companhia - quase centenária - já atuou na produção de comida e roupas, vendeu seguros, ofereceu serviços de segurança e foi uma varejista. Fica, então, a questão: seu negócio é capaz de se reinventar dessa maneira e se perpetuar?

Do século XIX até hoje, o mundo evoluiu numa velocidade extraordinária. Os historiadores costumam dizer que a humanidade empreendeu, nos últimos duzentos anos, mais transformações do que nos 4 mil anteriores, desde a invenção da escrita. Atualmente, com o rápido avanço tecnológico e as possibilidades criadas pela internet, essas mudanças se aceleraram ainda mais. Nesse cenário, as empresas que não forem capazes de se adaptar morrerão.

Mas, afinal, como reinventar seu negócio para um novo tempo? Reunimos abaixo algumas dicas:

Antecipe-se

Enxergar mais longe e perceber os sinais do que pode acontecer no futuro vai colocar você e seu negócio numa posição bem mais confortável quando a onda da mudança chegar. Em vez de seguir a tendência, você a ditará. 

Entenda seu público

Quando estamos falando de um negócio, por mais que o ritmo das transformações no mercado seja quase sempre frenético, a mudança não pode são tão brusca. Você precisa conduzi-la, antes de tudo, com base nas expectativas do seu público. Compreender o que ele deseja é o elemento chave para você definir como vai levar à frente seu processo de evolução. Você pode descobrir que seus clientes querem que você passe a oferecer um determinado novo tipo de serviço ou, simplesmente, que você se diferencie não seguindo a corrente. 

Exemplos disso são as lojas especializadas em discos de vinil - que atendem um público extremamente selecionado e, acredite, hoje navegam num belo oceano azul, ou locadoras de filmes vintage e raros, que oferecem títulos de filmes que nem mesmo na internet se consegue encontrar, aliando a isso outras atividades, como debates sobre os longas, encontros com diretores etc.

Não tema as mudanças

Muitos empreendedores resistem às transformações por puro medo. Medo de fazer diferente e não dar certo, medo de aquele novo cenário ser só uma onda passageira. E, para enfrentar esse temor, nada é mais eficiente do que se preparar. Capacite-se e treine sua equipe, estude, pesquise, entenda o público e o mercado, avalie bem as tendências, teste, erre, conserte. 

E então: você está pronto para as mudanças?

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários

Leia também