Empreendedorismo

Como transformar o sonho de empreender em realidade?

25/09/2015 • por meuSucesso .com

Antes de tudo, avalie o que você tem feito para concretizar seus sonhos

O que você responderia se perguntassem qual é o seu maior sonho? A resposta que 43,5% da população brasileira deu a essa pergunta foi: "Ter um negócio próprio". A Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revelou que esse é o terceiro maior sonho dos brasileiros, superando o desejo de seguir carreira em uma empresa (24,7%) e ficando atrás apenas do sonho de viajar pelo país (50,2%) e ter uma casa própria (48,0%).

E, parar realizar sonhos, o primeiro passo é planejar. Traçando um plano de metas, você identifica o que precisa e qual é o melhor caminho para atingir seus objetivos. Essa mesma dica serve para aqueles que desejam abrir seu próprio negócio. O planejamento é o primeiro passo para começar a transformar sonhos em realidade.

Para abrir um novo empreendimento, é preciso verificar sua viabilidade -- já que ninguém quer abrir um negócio e não obter sucesso com ele. Nessa etapa, além de colocar na ponta do lápis os gastos financeiros, tanto os iniciais quanto os futuros, também é importante reunir ideias, identificar o público-alvo e, o principal, saber se você tem afinidade com a área em que deseja atuar. 

Em seguida, mas não menos importante, vem a iniciativa. Este ponto é o diferencial, pois muitos pensam, falam e anotam, mas, no final das contas, pouco ou nada fazem. 

Para que o empreendedor possa afirmar concretamente que é dono de seu próprio negócio, ele precisa colocar seus planos em prática e, finalmente, começar a transformar planos e sonhos em realidade. 

E você: o que tem feito para transformar seus sonhos em realidade?

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários