Empreendedorismo

A importância do marketing para o empreendedorismo digital

25/09/2015 • por meuSucesso .com

Conteúdo educativo sobre o tema do negócio pode gerar bons resultados

Estamos hoje num momento de plena efervescência dos negócios digitais. Ainda não temos distanciamento suficiente para avaliar se chegamos ao auge. Mas o fato é que todos os dias são criados novos sites, aplicativos, plataformas que oferecem os mais variados serviços e produtos que fazem a roda da economia girar. 

Independente da localização física da empresa — ou até mesmo se ela existe presencialmente — é necessário tornar seu negócio visível. E aí entra em jogo o marketing, essencial nesse processo. Quem não é visto, não é lembrado. E quem não é lembrado não conquista o consumidor e, portanto, não vende. 

Inicialmente, criar perfis oficiais nas redes sociais é o que primeiro vem à cabeça. Através delas você conseguirá contatar clientes e possíveis clientes, ser visto e até mesmo concretizar negócios. E para que as ações nesses espaços funcionem, o marketing tem que trabalhar.

Em entrevista à Exame, Eric Santos, CEO da Resultados Digitais — empresa que auxilia empresas em ações de marketing digital — exemplificou que uma das formas de ter êxito nesse âmbito é produzir conteúdo livre de propagandas e virar referência na sua área de atuação.

“O que mais funciona, até porque pouca gente faz, é conteúdo educativo sobre o tema do seu negócio. O resultado em tração de potenciais clientes e até na conversão é muito grande”, disse Eric.

Para isso, é extremamente válido usar as redes sociais. Seja no Facebook, Instagram, Twitter ou redes específicas para negócios, é essencial planejar e construir uma boa estratégia de marketing. 

Saber como atingir o usuário é primordial. Para isso, vale seguir tendências da internet, ouvir feedbacks, contratar planos de publicidade online — como o Google AdWords, por exemplo — e tornar seu produto ou serviço mais conhecido na rede. Além disso, tomar cuidado com o que se publica deve ser lei. Divulgar é importante, mas divulgar corretamente e agradar ao público com a qualidade do conteúdo garante mais retorno ainda. Por isso, “se você errar, admita que errou", orienta Eric.

Cada empresa deve ter seu plano de marketing digital e jamais deve copiar os modelos de companhias de sucesso. Inspirar-se neles, sim. Mas nunca replicar. Afinal do contas, cada público, região, produto e serviço é diferente e deve ser analisado de forma individual. 

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários

Leia também