Não estamos falando de negócios familiares e sim de como o empreendedorismo se aplica, também, em casa. Além do quanto isso é importante para a harmonia da sua vida pessoal.


No dia oito de dezembro comemora-se, no Brasil, o Dia da Família. O meuSucesso.com traz à pauta esse assunto tão importante, mas, muitas vezes, deixado de lado. Você empreende na sua família?
A CEO da Wiser Educação, Elisa Simões, fala sobre esse tema por meio de canais como Geração de Valor, GV Cast, além do aplicativo Eu sou GV, by Flávio Augusto.

O empreendedorismo em família é um tema recorrente nesses canais, mas não estamos falando de negócios familiares e sim de como o empreendedorismo se aplica, também, em casa. Além do quanto isso é importante para a harmonia da sua vida pessoal.

O que é empreendedorismo na família?

Comece buscando qual é a sua parte na sua família.  De acordo com a Elisa, ninguém é família sozinho, para começar, você logo precisa de um ‘sócio’. Quando se inicia uma família, está formado o empreendimento mais difícil de todos. “É preciso sonho, visão de futuro, disposição para pagar o preço e, ainda, capacitação, desenvolvimento de competências, negociação, comunicação adequada, liderança, clareza da missão e valores, rotina de trabalho, planejamento financeiro, fluxo de procedimentos, trabalho em equipe, apresentação de resultados… Ufa! Até parece uma empresa… e é!”, explica, a CEO da Wiser Educação.

Muitas mulheres, principalmente, precisam conciliar suas carreiras com a vida familiar, com os filhos, com a casa, marido e tudo mais que envolve esse lado pessoal. Usualmente, é ela quem gerencia os afazeres e tudo que rodeia esse grande ‘negócio’. Como ter sucesso levando essa vida de equilibrar os pratos?  “Não importa o momento que sua família esteja atravessando, se de alta ou de baixa, sempre é tempo de virar o jogo. E, como sócio, é sua responsabilidade fazer todos os esforços para não deixar esse negócio fracassar”, ressalta, ela que é mãe de dois filhos.

Família é ‘orgânico’, carreira é ‘patrocinado’

Diferente da preparação exigida para uma vida profissional, não estudamos para ter uma família da mesma forma que nos preparamos para uma carreira. A metáfora de que a família é algo orgânico e a carreira, patrocinado, tem a ver com o que enxergamos desses dois elementos. O projeto pessoal acaba ficando de lado, pois se espera que ele simplesmente aconteça, e o profissional acaba sendo o primeiro plano. Busca-se reconhecimento no trabalho imaginando que isso irá refletir em casa, na família, de forma automática. Lembre-se, quando você se casa, você é ‘júnior’. É preciso entender que assim como na vida profissional, o crescimento e evolução também fazem parte do seu papel familiar.

Sempre é complexo dar conta de tudo, mas, todos têm as mesmas 24 horas. Existe um paradigma na sociedade, um verdadeiro consenso que, para ser bem sucedida na carreira, a mulher, nesse caso, tem que abrir mão da família, ou vice-versa. De qualquer forma, o caminho não será fácil, mas é possível. Elisa não acredita na administração equilibrada entre o trabalho e família. Para ela, o certo é integrar e tornar as duas, uma só. “Duas coisas importantes vão se adequar ao momento em que você está, às vezes você sacrifica um pouco. Mas integrar é possível”. Empreender em casa também diz muito sobre como você concilia a sua carreira.

Você é júnior, sênior ou master?

As competências que são importantes na carreira, são também necessárias na sua vida pessoal, para construir uma família de sucesso. E aí, você está Júnior? Sênior? Master? Gerente? A família é um projeto que precisa de gestão de tempo, gestão financeira, comunicação e liderança.

Não se engane, na carreira familiar também existe demissão. Além disso, a reflexão que propomos a você é que, da mesma forma que uma carreira profissional, seja ela empreendedora ou executiva, muitas situações são parecidas com a familiar! Empreenda sua carreira, empreenda a sua família e empreenda você!

Acompanhe mais sobre o tema no GVCast – Episódio 53.

Quer estar atento às novidades e acompanhar as publicações do nosso canal? Então assine a nossa newsletter.

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso