Aprender de forma rápida, objetiva e com mobilidade. O microlearning é uma tendência que já está presente nas empresas e vem ganhando mercado.


Microlearning chegou com a necessidade da sociedade em aprender com mais foco e menos tempo. É um termo que vem ganhando espaço e é, cada vez mais, mencionado no mercado, em estratégias de gestão. Portanto, o microlearning é uma grande tendência de treinamentos corporativos. Mas, não é só isso.

A tecnologia fez com que hoje, seis milhões de pessoas se conectem todos os dias por dispositivos móveis. O comportamento dos usuários está sendo influenciado diretamente pelas novas tecnologias, modificando a maneira como vivem e aprendem as coisas. Por isso, lições em dispositivos móveis precisam ser curtas e pontuais, e é aí que entra o microlearning.

Conceito de microlearning

Basicamente, podemos dizer que é uma forma EAD de aprendizado, ou seja, ensino a distância. É uma abordagem que ensina por meio de cursos menores e mais focados, mas não com menos conteúdo. A ideia principal desse método é o foco num conteúdo específico. Por isso, o microlearning é mais usado no mundo corporativo, pela rapidez e agilidade em aplicar, com essa ferramenta, pequenos cursos sobre temas específicos para equipes, a todo momento. No entanto, não é viável somente nesses casos, o microlearning pode ser usado em muitas outras situações.

Oferecer e promover um curso em que o aluno precisa parar apenas por alguns minutos para ver um vídeo ou ler pequenos conteúdos será, além de mais eficiente, mais barato do que montar uma turma presencial, por exemplo.

Não confunda com:

  1. E-learning: também é um modelo de aprendizado aplicado em plataforma de EAD;
  2. B-learning: nesse modelo, mistura tanto o ensino presencial quanto o à distância;
  3. Pílulas de Conhecimento: esse método prioriza pequenas doses de conhecimentos independentes.

A grande diferença desses três modelos de aprendizado para o microlearning é que se trata, da mesma forma, de um curso pequeno, ou desmembrado, mas que busca atingir um objetivo específico, focando num tópico por vez.

Quando ele é aplicado?

Com essa abordagem, é possível atingir profundidade ao transmitir um assunto em pouco tempo. Por isso, nas empresas, é recomendado aplicá-lo com conteúdos de contextualização, para dar uma visão geral de algum tema sem precisar muito detalhamento. Além disso, a prática do microlearning também pode ser usada quando uma empresa precisa abordar temas gerais, mas precisa explicar melhor algumas etapas específicas, ou termos técnicos, por exemplo.  Com o microlearning, realizar um treinamento tem algumas vantagens:

  1. Material fácil de produzir;
  2. Otimização de tempo;
  3. Fácil manutenção;
  4. Menor custo.

Por exemplo, em uma empresa houve uma mudança no regimento interno,  para informar de forma assertiva, clara e rápida aos seus colaboradores as novas regras, o microlearning é uma excelente opção. Comunica de forma rápida e objetiva um único assunto, sem tomar tempo, sem gerar custos mais altos e etc. Pode ser usado tanto em ações pontuais quanto em forma de série, quando o assunto precisa ser mais extenso.

Formas de aplicação do microlearning

Para implementar esse modelo de aprendizagem existem várias formas de fazê-lo. Super versátil, o princípio que não muda é que é online, mas como é apresentado, pode variar:

  • Jogos – sim, essa estratégia de aprendizagem pode ser apresentada em forma de game;
  • Simulações de negócios – com a criação de histórias e narrativas que tenham como referência a vida real;
  • Podcasts ou vídeos – essa é uma forma muito atraente, que prende a atenção;
  • Quiz – testes criativos e até divertidos favorecem o aprendizado;
  • Produção de conteúdo – estimular que após a leitura, o aluno crie conteúdo, faz com que ele se envolva e desenvolva o aprendizado.

Por que é uma tendência?

O nomadismo digital expôs a vontade das pessoas trabalharem de qualquer lugar, conectadas na internet. Essa mesma vontade de ter liberdade para estudar a qualquer tempo, de qualquer dispositivo, também chegou forte e, por isso, o microlearning é considerado uma grande tendência da educação dos próximos anos.

Vale ressaltar que o microlearning não preza a redução do conteúdo, e sim a apresentação de forma mais prática para que possa ser assimilado e aplicado.

Vantagens para quem aplica:

Cada pessoa responde de uma forma, seja a um aprendizado ou a uma determinação. Por isso, o mundo corporativo têm visto essa estratégia como uma ótima forma de atingir seu público alvo, que são seus colaboradores. Desde os que não têm tempo aos que não conseguem muito foco para estudar. O microlearning atende todos eles, por que:

  1. Aprendem com rapidez;
  2. Recebem informações específicas e direcionadas;
  3. Não atrapalha a produtividade – por ser rápido;
  4. Sem hora marcada;
  5. Com mobilidade;
  6. Diversidade de formatos.

Os profissionais de diversas áreas perceberam no meio digital a possibilidade de produzir conteúdo para falarem com outras pessoas sobre assuntos específicos. Sendo assim, já deu pra perceber o quanto essa abordagem pode ser eficaz, não é mesmo?

Você ainda não é assinante e não aproveita o nosso conteúdo? Experimente grátis por 7 dias!

Quer estar atento às novidades e acompanhar as publicações do nosso canal? Então assine a nossa newsletter.

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso