Diferente do que muitos pensam, a crise pode ser um bom momento para investir e abrir a sua empresa


O ano de 2016 foi economicamente complicado para todos os setores brasileiros, mas mesmo em meio à crise, é possível encontrar saídas ou até, aproveitar o momento e criar novas oportunidades de negócios.

Por isso, se você tem uma ideia inovadora, esse pode ser um bom momento para investir nela e abrir uma startup!

São muitas as possibilidades e exemplos, pense que, em um período de recessão, as famílias precisam cortar gastos e um deles pode ser a retirada dos filhos de escolas particulares ou então, a troca para escolas particulares mais baratas. Esse cenário apresenta exatamente uma oportunidade para a criação de aplicativos voltados para educação – setor de negócios de inovação que foi tendência em 2016 e deve continuar em expansão este ano. Empresas também têm seus olhos voltados para soluções que melhorem seu desempenho, e ajudem a ter mais eficiência com menor custo.

Se você já tem uma startup ou uma empresa, a crise também é um bom momento para olhar para dentro da empresa e melhorar a sua eficiência. Isso pode ser realizado por meio de uma gestão mais assertiva, com redução de custos e priorização de áreas essenciais à empresa.

Outro ponto de destaque nesse contexto é de que, apesar do cenário macroeconômico difícil, muitas vezes o investimento anjo vai na contramão e aproveita o momento para investir em empresas inovadoras com boa perspectiva de crescimento no mercado, por apresentarem soluções para as dificuldades que consumidores e empresas têm por conta da crise. Neste meu artigo, os 6 mitos sobre investidores-anjos, desvendo diversas dúvidas e conceitos que as pessoas pensam sobre investidores.

Segundo uma pesquisa realizada pela Anjos do Brasil, 2016 foi um ano positivo para o setor das startups, mesmo com uma redução no valor de investimento dos investidores anjo. O ano de 2017, já com uma leve recuperação econômica, deve continuar nessa perspectiva positiva e ainda apresentar uma melhora.

Por isso, não deixe de colocar a sua ideia em prática! Submeta a sua startup no site da Anjos do Brasil clicando aqui.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Cassio Spina

Engenheiro eletrônico formado pela Escola Politécnica da USP, foi empreendedor por 25 anos na área de tecnologia, atualmente exercendo a atividade de investidor anjo para startups e advisor/conselheiro de empresas. É o fundador da Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos de fomento ao investimento anjo e da Altivia Ventures, empresa de investimentos e advisoring. Também é colunista/colaborador de diversas publicações, mentor da Endeavor, conselheiro de empresas e autor dos livros “Dicas e Segredos para Empreendedores” e "Investidor-Anjo - Guia Prático para Empreendedores e Investidores".