Empreendedorismo

Empreender em momentos de crise pode ser uma boa oportunidade

31/03/2017 • por Cassio Spina

Diferente do que muitos pensam, a crise pode ser um bom momento para investir e abrir a sua empresa

O ano de 2016 foi economicamente complicado para todos os setores brasileiros, mas mesmo em meio à crise, é possível encontrar saídas ou até, aproveitar o momento e criar novas oportunidades de negócios.

Por isso, se você tem uma ideia inovadora, esse pode ser um bom momento para investir nela e abrir uma startup!

São muitas as possibilidades e exemplos, pense que, em um período de recessão, as famílias precisam cortar gastos e um deles pode ser a retirada dos filhos de escolas particulares ou então, a troca para escolas particulares mais baratas. Esse cenário apresenta exatamente uma oportunidade para a criação de aplicativos voltados para educação – setor de negócios de inovação que foi tendência em 2016 e deve continuar em expansão este ano. Empresas também têm seus olhos voltados para soluções que melhorem seu desempenho, e ajudem a ter mais eficiência com menor custo.

Se você já tem uma startup ou uma empresa, a crise também é um bom momento para olhar para dentro da empresa e melhorar a sua eficiência. Isso pode ser realizado por meio de uma gestão mais assertiva, com redução de custos e priorização de áreas essenciais à empresa.

Outro ponto de destaque nesse contexto é de que, apesar do cenário macroeconômico difícil, muitas vezes o investimento anjo vai na contramão e aproveita o momento para investir em empresas inovadoras com boa perspectiva de crescimento no mercado, por apresentarem soluções para as dificuldades que consumidores e empresas têm por conta da crise. Neste meu artigo, os 6 mitos sobre investidores-anjos, desvendo diversas dúvidas e conceitos que as pessoas pensam sobre investidores.

Segundo uma pesquisa realizada pela Anjos do Brasil, 2016 foi um ano positivo para o setor das startups, mesmo com uma redução no valor de investimento dos investidores anjo. O ano de 2017, já com uma leve recuperação econômica, deve continuar nessa perspectiva positiva e ainda apresentar uma melhora.

Por isso, não deixe de colocar a sua ideia em prática! Submeta a sua startup no site da Anjos do Brasil clicando aqui.

Comentários

Quem escreve

Engenheiro eletrônico formado pela Escola Politécnica da USP, foi empreendedor por 25 anos na área de tecnologia, atualmente exercendo a atividade de investidor anjo para startups e advisor/conselheiro de empresas. É o fundador da Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos de fomento ao investimento anjo e da Altivia Ventures, empresa de investimentos e advisoring. Também é colunista/colaborador de diversas publicações, mentor da Endeavor, conselheiro de empresas e autor dos livros “Dicas e Segredos para Empreendedores” e "Investidor-Anjo - Guia Prático para Empreendedores e Investidores".

POR Cassio Spina

O que o seu time diz sobre você?

1 0