Empreendedorismo

Escalabilidade: entenda o que é esse conceito

17/02/2017 • por meuSucesso .com

Entenda o que é Escalabilidade para sua empresa ou Startup e veja a importância de ter um Negócio Escalável. Acesse.

escalabilidade tem como objetivo o aumento do volume nas atividades de produção, mas sem a ampliação dos custos do negócio. Ou seja, um negócio com boa escalabilidade aumenta o faturamento sem precisar elevar proporcionalmente os custos, gerando assim um alto potencial de expansão.

 

O que é escalabilidade?

É sempre bom lembrar que a escalabilidade de uma empresa pode ser utilizada como um índice do potencial de crescimento do negócio. Ela serve, entre outras coisas, para mostrar ao empreendedor como e onde ele ele está ou vai falhar no investimento do negócio. Além disso, esse indicador é um dos mais observados por investidores anjos que querem dar um "up" em novos negócios.

De acordo com a Endeavor Brasil, para ser escalável o negócio deve apresentar três características básicas: ser ensinável, valioso e replicável. Ter um negócio ensinável é necessário para que o empresário consiga repassar o seu processo produtivo a qualquer membro da equipe, tornando a expansão um processo mais fácil e seguro.

Já o negócio valioso é gerado por meio da especialização em uma atividade específica bem produzida, que por consequência se distinguirá dos concorrentes, agregando mais valor ao produto que está sendo oferecido. Por fim, o item replicável diz respeito ao fato do seu processo ter sucesso no quesito multiplicação e geração de receita recorrente, demonstrando que o seu modelo de produção funciona e que há mercado para expansão.

 

Como transformar meu negócio em um empreendimento escalável?

Uma das formas mais conhecidas para gerar escalabilidade em um negócio é abrir espaço para o já conhecido sistema de franqueamento. Através das franquias é possível expandir o negócio em quantidade, em vendas, em número de clientes e ao mesmo tempo cumprir um dos requisitos básicos da escalabilidade: o não aumento de gastos, já que os gastos com a montagem e manutenção das franquias ficam por conta dos franqueados.

Outra forma bastante comum, segundo a Endeavor Brasil, é o licenciamento do know-how da empresa. Através disso é possível aumentar o seu faturamento através dos direitos de uso, ao mesmo tempo que os custos permanecerão os mesmos.

Vale ressaltar que a escalabilidade de uma empresa também é observada pelos fundos de investimento e por operadores do mercado, que visam investir apenas em empresas com forte potencial de crescimento e lucro. Por isso, tanto startups quanto empresas maiores devem estar atentas aos seus níveis de escalabilidade, buscando sempre pela melhora de qualidade neste índice.

 

Como tornar um negócio escalável?

Como pré-requisito, a escalabilidade pede um empreendedor com potencial inovador e visão dinâmica e criativa. Escalabilizar é procurar otimizar recursos que possam produzir um ganho incremental sem aumentar o custo da operação, e se possível até diminuindo-o.

  1. Identificar um produto escalável - ou seja, que tipo de negócio ou produto pode ser lançado para sanar as necessidades de um determinado grupo de pessoas.
  2. Expanda o usando a própria estrutura - O lema da escalabilidade é crescer, ampliar, mas sem gastar nada, ou seja, a empresa tem que ser usada como máquina para alavancar os negócios de forma eficiente.
  3. Padronize os processos da empresa - Criar um faz com que todos passem a seguir um mesmo modelo, tudo fica bem mais organizado, já que é necessário que todos os setores e pessoas sigam no mesmo sentido.
  4. Crie uma cultura organizacional – todos os colaboradores precisam entender os objetivos criando essa cultura dentro da empresa, é um passo fundamental para a implementação desse modelo de negócio.
  5. Valide sua estratégia - Na verdade, se necessário, você pode começar com uma versão beta de sua proposta de negócio para fazer os testes correspondentes antes de liberá-lo oficialmente para o mercado.

 

Caractetísticas do negócio escalável

Para ser considerado escalável, um negócio precisa de três características:

  • Que seja ensinável – quando as atividades internas da sua empresa podem ser ensinadas e executadas por qualquer outra pessoa. Essa maleabilidade permite que o modelo do negócio se expanda de acordo com o planejamento
  • Que seja valioso – quando a empresa identifica e foca no seu diferencial de valor e dessa forma agrega um conceito de autoridade e exclusividade na marca;
  • Que seja repetível –Se o processo é repetível e gera receita recorrente, essa é outra prova de escalabilidade.

 

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários