Empreendedorismo

Feliz ano da Luz!!!

23/12/2014 • por Marisabel Ribeiro

2015 será coroado como o ano internacional da luz

Viram a notícia de que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que 2015 será coroado como o Ano internacional da Luz? (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano_Internacional_da_Luz)

Pois é, quando li esta informação comecei a pensar em como extrair dessa celebração boas vibrações para meu ano de 2015. E é essa busca que gostaria de compartilhar com vocês, para quem sabe faiscar na reflexão que todos fazermos ao final de cada ano.

Passou depressa, né? Vida louca essa nossa, não é mesmo? Quando nos damos conta já é hora de construir Sonhos Novos, renovar esperanças, cumprir promessas e estabelecer novos planos! Assim, por ter sido 2014 um ano cheio de ocorrências em nosso país (boas e não tão boas), creio que seja o momento oportuno para rever nossos conceitos e ajustar nossa trajetória de “busca de melhoria”.

Mario Sergio Cortella, em uma entrevista para o programa do Jô Soares (https://www.facebook.com/video.php?v=567562836623552), falou gostosamente sobre “Ética e Moral”, tema que trouxe tantas discussões em 2014.

Parafraseando o mestre, trago aqui algumas palavras que estou utilizando para “iluminar” minhas reflexões natalinas. Segundo ele, ética é um conjunto de valores que usamos para definir três grandes questões da vida: QUERO, DEVO e POSSO.  A partir daí se formam princípios tais como:

1.      Tem coisa que quero mas não devo

2.      Tem coisa que devo mas não posso

3.      Tem coisa que posso mas não devo

A questão é que só atingimos a paz de espírito quando queremos o que podemos e devemos!!

Aí que duro!!!

Vamos então por ai... Um princípio ético se traduz num comportamento a moral (sempre relativa ao princípio que se segue).  A meu ver, a moral que vimos escancarada à nossa frente em 2014 revelou e descortinou a fragilidade de valores e princípios éticos que sempre tive como fundamentais para mim; tidos como universais (tais como não pegar o que não nos pertence). Pareceram ameaços de extinção em 2014.

Assim, como um vagalume ambulante, quero aproveitar esse momento, onde tudo fica mais sublime, quando nos permitimos relevar tantas coisas, quando todos ficamos mais humanos e concisos de nossos deveres para com o mundo em que vivemos, para convidá-los a juntar-se a mim na jornada de iluminar um pouco mais nossa vida louca em 2015!

Mas, peço que pensemos bem na luz que queremos trazer, pensemos bem no que queremos reluzir para que possamos criar novas conexões e fechos de luz de limpeza profunda da energia circulante.

Que em 2015 possamos brilhar como os vagalumes numa noite escura. Que encantam quem os vê, iluminam a escuridão e sinalizam que um novo amanhã está por vir!

Comentários

Quem escreve

Marisabel Ribeiro

Professora em particular, são paulo

Marisabel Ribeiro é graduada em Psicologia, Mestre e Doutora em Psicologia da Educação. Consultora sênior e gerente no Hay Group, presta serviços de consultoria para times de alta liderança. Atua como professora no curso MBA executivo – ESPM e FGV, sendo que nesta última é professora do curso de preparação para CEOs.