Empreendedorismo

Inovar: a fórmula ideal para as pequenas e médias empresas

3/07/2015 • por meuSucesso .com

O mundo não está dividido entre inovadores e não-inovadores, somos todos capazes de ter grandes insights

Inovação é a palavra da vez dos negócios. Suas definições estão sempre ladeadas por conceitos de criatividade e fórmulas para boas ideias. Essa nova ordem que tem dominado o mercado confronta o senso comum de que a capacidade de inovar é restrita a poucas pessoas, aquelas que teoricamente já nasceram e nutriram a veia criativa. A realidade é que muitas dessas teorias estão ultrapassadas. O mundo não está dividido entre inovadores e não-inovadores, somos todos capazes de ter grandes insights. É preciso apenas alimentar nossa bagagem cultural. 

Criatividade é a capacidade de usar o conhecimento adquirido em áreas que parecem não conversar. Como no dia em que Steve Jobs decidiu que suas aulas de caligrafia seriam instrumentos importantes no design dos computadores Apple. Ninguém pensou nisso por que poucos viram nas aulas de caligrafia da universidade algo relevante. Interesses múltiplos são os genes que falam mais alto no DNA dos inovadores.

Ainda embarcando nos velhos conceitos sobre inovação, temos a falsa ideia de que inovadores vivem no “mundo da lua”. Não custa reafirmar, isto é uma falácia. Os tempos exigem que os inovadores mantenham pés fincados no chão. Eles precisam de ação para colocar as ideias em prática. Monetizar é preciso, esperar não é preciso. Especialmente quando conversamos sobre pequenas e médias empresas. 

É uma tarefa para poucos. Construir um ambiente em que as pessoas estão motivadas a promover uma mudança positiva, e uma cultura rica em criatividade, significa investimento em novos pontos de vista. 

Você pode ser inovador como no caso da SnuggWugg, que criou um travesseiro interativo para distrair bebês na hora em que os pais precisam trocar fraldas. E as consequências de suas ideias podem revolucionar um mercado, como no caso da Netflix e do Spotify. Todos um dia foram startups, pequenos negócios, meros sonhos de empreendedores que não tiveram medo de arriscar e errar.

Para manter viva a inovação, as pequenas empresas precisam diversificar a equipe, combinando as diferenças para gerar valor.

Para você, qual a importância da inovação no sucesso de um negócio?

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários